Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Oferecido desde 1991 pelo Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa, este mestrado permite aprofundar discussões sobre literatura em articulação com a filosofia, as artes, o direito, a teologia e até as chamadas ciências sociais. Mais do que definir uma disciplina, procura estabelecer relações entre problemas muito variados. Não forma especialistas, mas educa pessoas curiosas.
O Programa em Teoria da Literatura é, em grande medida, um programa em filosofia e literatura onde são lidos textos, discutidas questões, e escritas teses que muitas vezes são também características em departamentos de Literatura e de Filosofia, ou mesmo em áreas como as artes, o direito, a teologia e as chamadas ciências sociais. No Programa em Teoria da Literatura não são tratadas questões ou escritas teses de um só tipo, tendo as fronteiras disciplinares menos importância do que a possibilidade de estabelecer relações entre problemas.
Ao contrário da maior parte dos programas europeus comparáveis, no Programa em Teoria da Literatura não se acredita na ideia de que a discussão nas humanidades se deva desenrolar em “centros de investigação” agrupados segundo fronteiras disciplinares ou temáticas, ou mesmo segundo “projectos”, nem na ideia de que nas humanidades a investigação deva por regra desenrolar-se em grupos grandes. Pelo contrário, a ênfase é posta num ensino baseado em seminários e sessões tutoriais, que dá um papel preponderante aos interesses e inclinações intelectuais dos nossos alunos.
Desde a sua fundação, foram defendidas quase cento e cinquenta dissertações e teses de mestrado e doutoramento e, dada a política aberta de difusão de trabalhos, todas as dissertações e teses defendidas (menos aquelas subsequentemente publicadas em livro) estão disponíveis online.