Instituições de Ensino:
Endereço
Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O curso Estudos Comparatistas concentra-se numa abordagem nova, de matriz comparatista, a saberes tradicionalmente presentes nos curriculos da Faculdade de Letras: Estudos de Literatura e de Cultura bem como História de Arte e Línguas Estrangeiras. Tem como primeiro objectivo proporcionar aos estudantes um ambiente transdisciplinar, onde se pretende que o conhecimento resulte de cruzamento de saberes e as competências de natureza prática sejam sempre sustentadas e legitimadas pelo discurso teórico.
É um curso inspirado na tradição europeia e norte-americana de formação graduada em Literatura Comparada / Estudos Comparatistas, introduzindo nela uma forte componente de estudo das artes. Para este efeito, além de um conjunto de unidades de conhecimento de perfil mais tradicional, aposta na oferta de novas unidades curriculares, tais como Estudos Interartes e Intermédia, Estudos de Género, Comunicação Intercultural e Cultura Visual.
Os estudantes que optem por esta Licenciatura beneficiam da articulação com as actividades de investigação do Centro de Estudos Comparatistas, uma unidade de I&D classificada como “Excepcional” por avaliadores internacionais. O Centro de Estudos Comparatistas tem uma tradição consolidada de apoio ao sucesso dos estudantes, nomeadamente pela sua integração em projectos de investigação, participação em eventos científicos de dimensão nacional e internacional e possibilidade de usufruir de Protocolos com instituições estrangeiras de reconhecido mérito.
Saídas Profissionais
- Docência dos vários graus do Ensino Artístico e Cultural.
- Agentes Culturais das autarquias e dos órgãos do poder central (animadores e programadores culturais, assessores para a área do ensino artístico).
- Investigadores das áreas comparatística, histórica, sociológica, antropológica, etnológica, dos estudos culturais, da pragmática, da iconologia.
- Funções de analista, preparador de texto, documentalista, assessor literário ou artístico, tradutor e intérprete
- Agentes de práticas artísticas do campo audiovisual (rádio, cinema, televisão).
- Produtores e editores de textos
- Jornalistas culturais e críticos nos meios de comunicação.
- Bibliotecas e arquivos.