Instituições de Ensino:
Endereço
Plataforma E-Learning UAb Ver mapaObjetivos / Saídas Profissionais
O 3º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Estudos Portugueses visa preparar e qualificar estudantes, professores dos vários graus de ensino, formadores, investigadores e outros profissionais para realizarem uma investigação autónoma e especializada, de âmbito mais alargado e aprofundado do que em ciclos de estudos anteriores, no ramo científico de Estudos Portugueses e numa das três especialidades oferecidas no seu âmbito, a escolher pelo doutorando:
a) Literatura Portuguesa;
b) Literatura e Cultura Portuguesas;
c) Linguística Portuguesa.
Língua de Ensino: Português.
Regime de Ensino: E-Learning. Já a apresentação e discussão da tese de doutoramento são realizadas em sessão pública, especialmente convocada para o efeito.
Estrutura Curricular e Créditos
A frequência do Curso de Doutoramento em Estudos Portugueses poderá ser efectuada a tempo integral ou a tempo parcial. Para o estudante com frequência a tempo integral, o presente ciclo de estudos tem uma duração máxima de três anos/seis semestres e equivale a um total de 180 ECTS (4680 horas de trabalho). Para o estudante com frequência a tempo parcial, a duração máxima do Doutoramento é de cinco anos/dez semestres.
No ato da candidatura, o estudante seleciona o regime pretendido, não sendo permitidas alterações posteriores.
O primeiro ano corresponde a uma componente curricular avançada que tem uma função propedêutica e visa a formação para uma investigação aprofundada na área científica de Estudos Portugueses, perfazendo um total de 60 ECTS (1560 horas de trabalho).
Ao longo destes dois semestres que compõem o 1º ano do Curso de Doutoramento, são oferecidas, em cada uma das três especialidade que compõem o curso, quatro unidades curriculares (duas obrigatórias e duas opcionais) que se destinam a desenvolver e consolidar uma formação científica especializada e aprofundada, correspondendo cada uma a 15 ECTS (390 horas de trabalho).
O segundo e terceiro anos, equivalentes aos restantes 4 semestres e perfazendo um total de 120 ECTS, centram-se na investigação, tendo como resultado final a apresentação e discussão, em provas públicas, da tese de doutoramento.
A conclusão da parte curricular do curso é condição necessária para a inscrição da tese de doutoramento.