Património, Museologia e Desenvolvimento

eduportugal uac fcsh eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAc | Ponta Delgada
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Mãe de Deus Apartado 1422 9501-801 Ponta Delgada   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do curso

O objetivo geral do curso é proporcionar formação académica especializada na área do património e da museologia, habilitando os estudantes para o exercício de atividades profissionais no domínio da pesquisa, da programação, da gestão e da comunicação patrimonial. O mestrado pretende também proporcionar atualização científica aos profissionais dos museus, aos funcionários e aos colaboradores dos departamentos culturais das autarquias assim como aos docentes dos ensinos básico, secundário e superior.

Objetivos do Curso

A organização do ciclo de estudos privilegia a aquisição de competências científicas e técnicas em Património Cultural, consentâneas com o perfil pretendido ao nível de mestrado: adquirir conhecimentos sobre a história e a teoria patrimonial e museológica e desenvolver a capacidade de refletir a realidade sociocultural; de elaborar e de justificar projetos patrimoniais; de utilizar técnicas no âmbito da gestão e da difusão do património cultural; de dinamizar a participação dos cidadãos nas iniciativas patrimoniais. Este perfil de formação permite qualificar profissionais vocacionados para a gestão e a mediação do património em instituições públicas e empresas privadas. O carácter aprofundado e pluridisciplinar do plano de estudos, a ligação privilegiada às realidades insulares e arquipelágicas e o acompanhamento dos estudantes têm potenciado a adequação do curso aos objetivos fixados e que têm sido cumpridos nos diferentes contextos profissionais.

 

Saídas Profissionais

a) Técnico, funcionário e colaborador em museus e  centros de cultura e de artes; b) Quadro superior das autarquias locais, da administração pública regional e das instituições particulares de solidariedade social; c) Gestor e animador de empresas e de empreendimentos turísticos.