jason-briscoe-104295 (2)

SAÚDE PÚBLICA EM PORTUGAL

Para ter acesso aos serviços de saúde pública do Sistema Nacional de Saúde (SNS) em Portugal, os estudantes brasileiros devem ser portadores do Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM (anteriormente designado de PB-4). Veja a seguir como obter o seu CDAM estando no Brasil.

IMPORTANTE: O CDAM tem validade de 1 (um) ano e não é equivalente a um seguro viagem.

IMPORTANTE: O CDAM tem validade de 1 (um) ano e não é equivalente a um seguro viagem.

Documentos necessários: Carteira de Identidade (RG), CPF, Passaporte e Comprovante de Residência no Brasil – Levar originais e fotocópias.

Para atendimento presencial, veja qual é a secretaria de saúde regionail mais próxima de você neste link.

Dependendo do local, o CDAM pode ser entregue no mesmo dia ou em até 3 dias úteis.

De posse do documento, o próximo passo é reconhecer a firma da assinatura do chefe de serviço que assinou o documento. O endereço do cartório será indicado pelos funcionários do Núcleo Regional do Datasus.

Quando chegar em Portugal, você deve registrar-se no centro de saúde da área de residência, ou seja, no posto de saúde da sua freguesia de moradia. Leve o  formulário CDAM, a sua autorização de residência e o passaporte. Feito o registro, receberá um número de utente e passará a ter acesso aos serviços médicos do SNS nas mesmas condições que os cidadãos nacionais. Por exemplo, pagarão os mesmos valores, segundo as normas e tabelas em vigor, pelos cuidados de saúde prestados. Afinal, aqui em Portugal, mesmo a saúde pública tem um valor simbólico a ser pago para usar.

Link Importante:

Portal do Utente – SNS

Vantagens em ter um Seguro Saúde Privado em Portugal

O Seguro Saúde privado em Portugal é diferente do Brasil, pois em todos existem co-participação na sua utilização, seja em consultas, exames ou situações hospitalares. Entretanto, os custos são muito menores do que imagina e vale muito ter um seguro particular.

Veja abaixo o comparativo entre os planos com coparticipação existentes no Brasil em relação aos de Portugal.

Os planos com coparticipação são aqueles em que você paga uma mensalidade mais barata e contribui com um pequeno valor na utilização dos serviços.

 

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação de acordo com o seu perfil para ficar tranquilo com a sua saúde em Portugal.

O World Health Report, avaliou o sistema de saúde português na 12ª posição do ranking da Organização Mundial de Saúde.

SEGURO VIAGEM

Para viajar para Portugal é necessário ter o seguro de viagem obrigatório porque Portugal faz parte do Tratado de Schengen que é o acordo com vários países da Europa que dá a liberdade para viajar por outros países do continente sem grandes burocracias. O seguro mínimo nesse caso tem ter uma cobertura de 30 mil euros.

Veja seguro de viagem específico para estudantes (intercâmbio).