Instituições de Ensino:
Apresentação
Beneficiando das potencialidades oferecidas pelo contexto ambiental onde se insere, o mestrado incide sobre temáticas de grande interesse científico e de elevado impacte social, cultural e económico. Abrange os mais diversos domínios da Vulcanologia e dedica especial atenção aos aspetos relacionados com a mitigação dos riscos geológicos em áreas densamente povoadas e marcadas pela existência das mais diversas infraestruturas básicas comunitárias. O curso destina-se à formação de profissionais nas áreas da avaliação e monitorização de riscos geológicos, ordenamento do território, proteção civil e planeamento de emergência; de professores com um nível aprofundado de conhecimentos e competências para a prática do ensino. Visa, igualmente, o desenvolvimento de competências de licenciados inseridos no mercado de trabalho, através da sua valorização científica e da sua preparação para a conceção e implementação de projetos de investigação e desenvolvimento.
Objetivos do Curso
a) formar especialistas qualificados, com competências para desenvolver atividade profissional, educativa e/ou participar em projetos de investigação científica, quer na esfera académica, quer em ambiente empresarial;
b) dotar as instituições públicas e privadas de profissionais nas áreas da avaliação e monitorização de riscos geológicos, ordenamento do território, proteção civil e planeamento de emergência, entre outras;
c) estender, para além da Universidade dos Açores, a “Escola” que o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos tem vindo a construir com base no desenvolvimento da sua atividade na região Autónoma dos Açores e das suas relações com outras instituições nacionais e internacionais.
O curso de mestrado propõe-se atingir esses objetivos, proporcionando aos alunos conhecimentos e o desenvolvimento de competências para trabalhar e/ou participar em investigação científica nas áreas de:
i) geologia de regiões vulcânicas;
ii) Geologia dos Açores;
iii) ordenamento do território, da avaliação de perigos vulcânicos e riscos associados;
iv) Técnicas e metodologias de monitorização geofísica, geoquímica e geodésica;
v) planeamento de emergência. Tais objetivos serão alcançados pela lecionação de um ano curricular em que serão abordadas todas estas temáticas, com uma formação teórica acompanhada por uma extensa componente prática, num ambiente de um centro de investigação. No segundo ano os alunos desenvolverão uma dissertação sobre uma temática selecionada de entre as lecionadas no primeiro ano.
Saídas Profissionais
a) Quadro técnico em entidades públicas ou privadas ligadas à proteção civil, ao ordenamento do território, à avaliação de riscos, à gestão de seguros, ao ambiente, saúde e segurança, à comunicação social e ao turismo de natureza;
b) Investigador científico;
c) Formador de profissionais, em particular de agentes de proteção civil, em entidades promotoras de formação profissional.