Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.
Objetivos
A emergência das novas problemáticas relacionadas com a sustentabilidade da cidade, do ambiente urbano e do ordenamento do território, originou a necessidade de especialistas com uma formação específica na área do Urbanismo Sustentável, Ambiente Urbano e Ordenamento do Território.
Este mestrado tem por objectivo proporcionar uma aprendizagem dos conceitos e ferramentas necessários para a promoção e avaliação da sustentabilidade urbana e territorial, bem como dotar os alunos com capacidades inovadoras para a prática e investigação nas áreas do urbanismo e do ordenamento do território.
Os alunos deverão ficar aptos a:
- Combinar conceitos teóricos e instrumentos numa perspectiva de intervir de forma sustentável nos territórios urbanos.
- Desenvolver capacidades de recolha e tratamento de informação com recurso às mais recentes tecnologias (SIG, Detecção Remota, CAD, entre outras de suporte à elaboração dos documentos formais dos planos – parte gráfica).
- Desenvolver capacidades de diagnóstico territorial, auditorias urbanas e na formulação de estratégias de intervenção numa perspectiva sustentável.
- Desenvolver e aplicar métodos e técnicas inovadoras e eficazes de planeamento e gestão sustentável de territórios urbanos.
- Desenvolver e aplicar processos de monitorização e avaliação de projectos, programas e planos.
Saídas Profissionais
Trata-se de uma área emergente, com um novo mercado profissional no sector público e privado. O Mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território será um profissional que poderá actuar:
- nas grandes e pequenas empresas de consultoria, projecto e auditoria na área do urbanismo, ordenamento do território, engenharia, ambiente, arquitectura, economia e gestão, entre outras.
- na área da consultoria, projecto e auditoria de organizações do sector público responsável pelo urbanismo e ordenamento do território;
Pelo seu impacto na qualidade de vida das comunidades é igualmente uma área de investigação científica da maior relevância. O programa também prepara os alunos para prosseguirem doutoramento.