Instituições de Ensino:
Endereço
Largo Porta Férrea, 3000-370 Coimbra Ver mapaCategorias
LicenciaturaObjetivos do Curso
A licenciatura em Turismo, Território e Patrimônios tem como finalidade proporcionar aos alunos conhecimentos, aptidões e competências a nível teórico, prático e metodológico nos domínios onde o turismo, o território e o patrimônio constituam as temáticas centrais. Estes assumem cada vez maior relevância (em resultado da consolidação e diversificação das práticas) no mercado laboral.
Com base numa visão sistémica e humanista do turismo, território e património, enquanto plataformas que estabelecem pontes e favorecem o diálogo entre culturas, e promovem uma atitude de cultura e cidadania ativa, pretende também incentivar a participação experimental dos estudantes no mercado de trabalho através de estágios extracurriculares a realizar de forma voluntária em entidades de referência (entidades regionais, câmaras e empresas municipais, unidades de alojamento, empresas de animação, museus, estâncias termais, agência de viagens, entre outras) nas áreas fundamentais deste ciclo de estudos.
Saídas Profissionais
Investigador, Técnico de Turismo, Guia-intérprete, Correio Turístico, Transferista, Assistente de Congressos, Diretor de Restauração e Hotelaria, Técnico Superior da Administração Pública, Quadro Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
No plano do saber pretende-se que os estudantes:
- Conheçam o significado e a evolução dos conceitos de turismo, território e patrimônio;
- Compreendam as práticas e os fundamentos do território e do turismo.
- Explicitem as relações entre turismo, território e património.
- Identifiquem as estruturas organizacionais e os instrumentos operativos do turismo e do património;
- Demonstrem o contributo do turismo, território e património para o desenvolvimento sustentável dos territórios e das populações, em contextos geográficos do global ao local.
Ao nível das aptidões e competências (saber-fazer) os estudantes devem:
- Aplicar conhecimentos específicos e ferramentas de trabalho;
- Desenvolver capacidades de reflexão, de pesquisa, de conceção, de coordenação e de planeamento/gestão;
que permitam elevada autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação (designadamente no segundo ciclo de estudos) ou para o exercício de uma atividade profissional especializada nas áreas matriciais da licenciatura.