Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
- Associar o conhecimento do território e dos patrimônios que o constituem com as atividades turísticas, interpretadas à luz das boas práticas de gestão territorial e setorial.
- Promover uma interação direta com stakeholders e decisores ao nível da prestação de serviços turísticos e responsáveis pelas políticas de setores conexos relevantes.
- Valorizar o ativo território, aplicando metodologias e práticas de modo a desenvolver competências para a criação e inovação de atividades turísticas e patrimoniais.
- Formar quadros e investigadores que s e constituam como agentes capazes de transpor para as práticas profissionais o conhecimento que suporta a planificação, conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos a diferentes escalas, dimensões e níveis institucionais.
Saídas Profissionais
Gestor e Quadro de Entidades Públicas e Privadas, Técnico em Organismos e Departamentos orientados para a Supervisão de Atividades Turísticas, Colaborador/Gestor em Empresas de Hotelaria e Restauração, Técnico de Agências de Viagens, Quadro de Operadores Turísticos, Quadro de Transportadoras Aéreas, Marítimas e Terrestres, Quadro de Associações de Gestão e Valorização Patrimonial, Gestor/Colaborador de Empresas de Produção de Conteúdos Turísticos de âmbito cultural e territorial, Investigador, Docente do Ensino Superior, Técnico Superior de Administração, Quadro Superior da Administração Pública, Quadro de Áreas Protegidas e Organismos de Gestão de Espaços Naturais de reconhecido valor turístico, Quadro de Empresas de Turismo Aventura e Lazeres Ativos, Colaborador em
Museus e Espaços Museológicos, Guia Turístico, Agente de Informação Turística, Quadro de Empresas de Organização e Gestão de Eventos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Desenvolver a argumentação, o pensamento original, autónomo e crítico, contribuindo para o progresso dos conhecimentos teóricos, da atividade turística na sua articulação com o território e com o patrimônio, com o ordenamento do território e com a gestão do patrimônio.
- Pautar a investigação pelo rigor, ética e qualidade, evidenciando capacidade de autocrítica e heterocrítica.
- Demonstrar aptidões para desenvolver metodologias de investigação qualitativas e quantitativas, de aplicabilidade no âmbito do turismo, do território e do patrimônio, de forma estratégica e com relevância socioeconómica.
- Privilegiar temáticas e abordagens inovadoras nos estudos efetuados, relevando, quando possível, reflexões críticas comparativas.
- Evidenciar capacidade de partilhar e divulgar o conhecimento resultante da investigação, a nível nacional e internacional e da sociedade civil, procurando através das temáticas que investiga a integração em redes de investigação fundamental e aplicada.