Objetivos
Neste ciclo de estudos abordam-se questões da hospitalidade e das suas dimensões, tendo por base o conhecimento conceptual do pensamento teórico das tendências da área. Hospitalidade, neste contexto, é entendida simultaneamente como uma atividade económica e como um fenómeno cultural, “uma procura intelectual das dimensões sociais, juntamente com as de natureza económica”, que tem como elementos fundamentais da hospitalidade: a satisfação do consumidor, a competitividade e colaboração, o desenho e melhoria dos serviços, a gestão da relação entre cliente-prestador e a gestão dos serviços de hospitalidade.
Conhecendo estas dinâmicas e a sua implementação, a ação do profissional de turismo, nos diversos contextos de trabalho, afirma-se como uma oportunidade diferenciadora, inovadora, implementadora de um sistema de qualidade e incrementadora do aumento da competitividade, quer das empresas, quer dos destinos turísticos. Assim, este mestrado coloca-se no alcance de uma formação que visa:
a) A gestão das operações na ótica da qualidade da prestação dos serviços adequada à diversidade dos consumidores;
b) A gestão do relacionamento e da interação entre a comunidade anfitriã, na defesa e salvaguarda da sua cultura e património e os visitantes;
c) O planeamento estratégico pensado para o acolhimento, refletindo sobre questões sociais e individuais;
d) A informação turística e marketing estratégico diferenciadores no acesso aos consumidores;
e) A autenticidade e originalidade dos espaços sociais e culturais, dos equipamentos, dos recursos turísticos como prioridade;
f) O planeamento e gestão de eventos cultural, social e individualmente diferenciados.
Este 2º ciclo preocupa-se, também, com as dimensões da investigação como suporte fundamental à prática de trabalho como meio de crescimento pessoal e social dos profissionais.
O programa de mestrado irá expandir a oferta de formação pós-graduada na área emergente do turismo e hospitalidade, contribuindo para o sistema económico regional e nacional. Os alunos serão estimulados a produzir com base na forte relação com organizações do sector, as quais serão integradas nos projetos de investigação e convidadas a contribuir no estudo das necessidades do mercado de trabalho.
Pretende-se, com este programa de mestrado, promover a criação de sinergias no âmbito da cooperação com as organizações do sistema turístico, com vista ao desenvolvimento dos territórios e das várias dimensões da hospitalidade a eles associadas.
Pretende-se, ainda, desenvolver o intercâmbio académico com outras instituições nacionais e internacionais de ensino superior. Em suma, os estudantes do ciclo de estudos serão dotados de competências que lhes permitirão contribuir ativamente para o posicionamento do turismo a um nível empreendedor, inovador e imbuído de pensamento dirigido às pessoas, às comunidades e ao seu património e cultura.