COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UTAD | ECHS
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Edifício do Pólo I da ECHS Quinta de Prados 5001 - 801 Vila Real   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos do Curso

O principal objetivo deste curso de licenciatura é formar técnicos superiores de turismo com uma visão ampla, holística e complexa do sistema turístico, que lhes permita melhor gerir, desenhar e planear produtos, experiências, políticas, empresas, organizações, territórios e destinos turísticos. Os licenciados em turismo pela UTAD adquirem as seguintes competências:
a) Instrumentais: capacidade de análise, comunicação (domínio de idiomas), organização, planificação, gestão, tomada de decisões;
b) Pessoais: Trabalho em equipa, interdisciplinaridade; relações interpessoais; multiculturalidade; cosmopolitismo; pensamento crítico; ética; abertura de mente; empatia;
c) Sistémicas: Qualidade; sensibilidade meio ambiental; aprendizagem autónoma; adaptação a novas situações, criatividade; liderado; conhecimento de outras culturas; iniciativa e empreendedorismo; criatividade; defesa de um turismo responsável.

Os nossos alunos de turismo atingem uma formação multidisciplinar assente em três pilares fundamentais para esta área de formação-trabalho: profissionalismo, hospitalidade e cosmopolitismo. É esta a filosofia do curso de turismo da UTAD.
Além mais, a missão deste curso é ensinar os estudantes a arte de comunicar, atrair, receber, alojar e servir visitantes, algo que representa uma competência transversal dos profissionais do turismo. Outra competência transversal deste curso é o conhecimento das culturas, das línguas e dos lugares de origem dos turistas, de forma a construir uma relação intercultural mais adequada e menos etnocêntrica.

 

Saídas Profissionais

O perfil do licenciado em turismo pela UTAD é a de um técnico superior de turismo polivalente que está capacitado para trabalhar em diferentes áreas profissionais, entre as quais destacamos:

1. Planificação e gestão pública de destinos: gestão do património cultural e natural, gestão de instalações de ócio e deporte; gestão de eventos;
2. Formação, investigação e consultadoria no campo do turismo;
3. Intermediação turística. Ex.: agências e operadores turísticos, guias turísticos, guias intérpretes dos patrimónios…
4. Transporte e logística do turismo;
5. Desenho de produtos, experiências, rotas e atividades turísticas;
6. Alojamento, receção, hospitalidade e acolhimento de visitantes;
7. Restauração e gestão da hospitalidade alimentar;
8. Animação turística;