Instituições de Ensino:
Endereço
Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O turismo é uma das maiores indústrias do mundo com uma contribuição económica global, direta e indireta. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) durante as últimas seis décadas tem tido uma contínua expansão, convertendo-se num dos setores de maior crescimento no mundo. É já a maior atividade económica internacional e a que mais emprego cria. De acordo, com a World Travel & Tourism Council no seu relatório anual, existem quase 277 milhões de pessoas no mercado de trabalho – o que significa 1 em 11 postos de trabalho em todo o mundo. A previsão da WTTC para 2015 e 2025 é a de que o turismo proporcione um total de 72,9 milhões de novos postos de trabalho.
Desde o início do séc. XXI, o número de licenciados que trabalham nesta atividade duplicou. Contudo para alcançarmos a taxa de participação de empregados com curso superior, o turismo português necessita de mais de 60 mil licenciados, em particular, nas áreas do turismo.
A formação superior em turismo oferece uma oportunidade ímpar tendo conta as potencialidades que Portugal tem para oferecer àquele que nos visita.
Objetivos
O presente ciclo de estudos tem como objetivos a formação generalista no domínio do turismo mas com preocupação de propiciar conhecimentos profissionais, garantindo aos alunos um conhecimento geral da atividade turística.
- Proporcionar a compreensão da realidade cultural e sociológica em que o turismo se desenvolve.
- Garantir a inserção profissional e a mobilidade geográfica.
- Garantir aos alunos a capacidade para desenvolver ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista científico e cultural, abertura à inovação e mudança norteadas por preocupações de qualidade na prestação de serviços de turismo.
- Propiciar aos seus formandos um conjunto de conhecimentos de âmbito alargado e a aquisição de competências específicas para a concessão e execução das tarefas características da atividade turística.
- Formar profissionais com elevada qualidade técnica e científica nas diversas áreas disciplinares que lhe permitam responder de forma criativa às exigências da atividade.
Saídas Profissionais
- Técnicos superiores especializados em turismo;
- Técnicos superiores dos órgãos regionais do turismo, em particular das autarquias e entidades regionais de turismo e outras organizações turísticas de caráter regional, públicas e privadas;
- Animadores e organizadores de atividades de lazer e recreio;
- Gestores de produtos turísticos;
- Relações públicas de empresas, direta ou indiretamente ligadas ao turismo;
- Quadros intermédios das empresas turísticas com capacidade para identificar os problemas e contribuírem para a sua solução.
Valor Anual
Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.