Treino Desportivo

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Ser treinador significa exercer uma função aliciante, apaixonante até, com elevado grau de exigência. Pelo seu significado e consequências individuais e sociais, pelo lugar central que ocupa no desenvolvimento desportivo, requerem-se treinadores competentes; treinadores com saberes e competências amplos e profundos, nomeadamente nos planos técnico-científico e pedagógico-didático, de modo a garantir a formação adequada do desportista, quaisquer que sejam as circunstâncias e etapas do seu desenvolvimento.

Num momento de busca de soluções a nível europeu e nacional sobre a formação de treinadores, este Curso pretende dar um forte contributo na definição e aquisição de competências, em função da natureza de intervenção: formação de jovens desportistas ou alto rendimento, na modalidade desportiva escolhida pelo estudante.

À organização curricular (comum e diversa), bem como ao conteúdo das Unidades Curriculares preside uma conceção holística do sistema de treino desportivo, no respeito da singularidade e especificidade da situação de intervenção.

 

Objetivos

Procurar corresponder à necessidade de um conhecimento atualizado e cientificamente fundado numa área específica do desporto – o treino desportivo, a partir do saber acumulado e em construção em Teoria e Metodologia do Treino, nas designadas “Ciências do Desporto”, nas novas tecnologias de informação e observação e na metodologia da investigação científica.
Aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências inerentes ao desempenho das funções de treinador, nas diversas modalidades desportivas e fases de formação do desportista.
Contribuir, no plano nacional e internacional, designadamente nos países de língua portuguesa para a formação científica e pedagógica de treinadores competentes e especializados, capacitando-os para refletir, avaliar e inovar as práticas do treino desportivo, perspetivando-as como meio de desenvolvimento pessoal e social.

 

Saídas Profissionais

Treinador Desportivo