Treino Desportivo

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPMAIA
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Carlos de Oliveira Campos, Castêlo da Maia, 4475-690 Maia   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Treino Desportivo, de acordo com o regime de acesso e exercício da atividade de treinador desportivo, a qual depende da obtenção do Título Profissional de Treinador(a) de Desporto. A obtenção deste título exige uma Formação Geral, uma Formação Específica da modalidade escolhida pelo aluno e uma Formação Profissional, através de um estágio tutorado.

A candidatura a esta licenciatura exige a satisfação de pré-requisitos do GRUPO E – Aptidão Funcional e Física (Declaração Médica).

 

Objetivos

Esta licenciatura visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnico-profissional de nível superior com um plano de estudos que inclui as componentes de formação adequadas às exigências consignadas no Programa Nacional de Formação de Treinadores. Pretende-se formar treinadores desportivos competentes e aptos a orientar adequadamente o praticante e/ou as equipas na sua atividade desportiva e em competição. Serão desenvolvidas competências relativas aos domínios do treino, da competição, da gestão e da educação/formação, consubstanciadas nas capacidades de assistir, planear, organizar, conduzir e avaliar o processo do treino desportivo num contexto fundamentado pela investigação e reflexão.

 

Saídas Profissionais

Os licenciados em Treino Desportivo são detentores de uma formação científica e profissional especializada que permite em contextos desportivos diferenciados (desporto de participação ou de rendimento) e num envolvimento de crescente autonomia, liderar processos de treino desportivo ou integrar enquanto profissional especializado, uma equipa técnica. São exemplos: Treinador desportivo, Treinador desportivo assistente; Preparador físico; Scouting e Estatístico; Recuperador físico.​

De acordo com a Lei n.º 39/2012, de 28 de agosto, os diplomados da Licenciatura em Treino Desportivo podem requerer o Título Profissional de:

  • Técnico de Exercício Físico;
  • Diretor Técnico.

Desta forma, ficam habilitados para assumir a responsabilidade técnica pela direção e orientação das atividades desenvolvidas nas instalações desportivas que prestam serviços na área da manutenção da condição física (fitness), designadamente os ginásios, academias ou clubes de saúde (healthclubs).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook