Instituições de Ensino:
Endereço
Avenida Carlos de Oliveira Campos, Castêlo da Maia, 4475-690 Maia Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Treino Desportivo, de acordo com o regime de acesso e exercício da atividade de treinador desportivo, a qual depende da obtenção do Título Profissional de Treinador(a) de Desporto. A obtenção deste título exige uma Formação Geral, uma Formação Específica da modalidade escolhida pelo aluno e uma Formação Profissional, através de um estágio tutorado.
A candidatura a esta licenciatura exige a satisfação de pré-requisitos do GRUPO E – Aptidão Funcional e Física (Declaração Médica).
Objetivos
Esta licenciatura visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnico-profissional de nível superior com um plano de estudos que inclui as componentes de formação adequadas às exigências consignadas no Programa Nacional de Formação de Treinadores. Pretende-se formar treinadores desportivos competentes e aptos a orientar adequadamente o praticante e/ou as equipas na sua atividade desportiva e em competição. Serão desenvolvidas competências relativas aos domínios do treino, da competição, da gestão e da educação/formação, consubstanciadas nas capacidades de assistir, planear, organizar, conduzir e avaliar o processo do treino desportivo num contexto fundamentado pela investigação e reflexão.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Treino Desportivo são detentores de uma formação científica e profissional especializada que permite em contextos desportivos diferenciados (desporto de participação ou de rendimento) e num envolvimento de crescente autonomia, liderar processos de treino desportivo ou integrar enquanto profissional especializado, uma equipa técnica. São exemplos: Treinador desportivo, Treinador desportivo assistente; Preparador físico; Scouting e Estatístico; Recuperador físico.
De acordo com a Lei n.º 39/2012, de 28 de agosto, os diplomados da Licenciatura em Treino Desportivo podem requerer o Título Profissional de:
- Técnico de Exercício Físico;
- Diretor Técnico.
Desta forma, ficam habilitados para assumir a responsabilidade técnica pela direção e orientação das atividades desenvolvidas nas instalações desportivas que prestam serviços na área da manutenção da condição física (fitness), designadamente os ginásios, academias ou clubes de saúde (healthclubs).