Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Terapia da Fala foi concebido em consequência da experiência da área técnico-científica da ESS-P.Porto na formação superior de Terapeutas da Fala, desde 1981. Neste curso pretende-se fomentar um perfil com aprofundamento em áreas nobres da TF sem esquecer os diversos papéis que o Terapeuta da Fala tem vindo a ser chamado a desempenhar nos vários contextos onde atualmente exerce as suas funções. De entre as várias áreas de exercício profissional do TF exploram-se três que constituem as principais áreas de investimento deste plano curricular:
- Análise e supervisão de práticas profissionais: Pretende responder às necessidades de terapeutas da fala com mais anos de experiência profissional, que colaboram na formação de jovens profissionais;
- Práticas avançadas em Fala: Pretende integrar os conhecimentos mais atuais na área da fala, considerando as evoluções da profissão ao nível da motricidade orofacial, voz e articulação verbal;
- Práticas avançadas em Comunicação e Linguagem:Pretende-se aprofundar métodos de análise integrada da comunicação e linguagem, bem como de competências de intervenção na área da perturbação específica de linguagem.
A filosofia de formação da ESS foi valorizada neste plano de estudos, havendo um claro investimento nas práticas centradas na pessoa e na família e procurando reforçar os paradigmas defendidos pela Organização Mundial de Saúde. O plano apresentado é ainda caracterizado por uma forte componente versátil, sendo possível aos estudantes selecionar entre diversas unidades curriculares de nível pós-graduação existentes na ESS, permitindo um investimento em áreas relacionadas com a gestão, o empreendedorismo e a inovação.
A investigação é um elemento transversal aos 3 semestres, culminando com o desenvolvimento de uma dissertação, um relatório de estágio ou um projetos de investigação-ação que permita refletir sobre práticas atuais e promover práticas inovadoras.
Saídas Profissionais
Os Terapeutas da Fala com Mestrado nesta área serão capazes de realizar atividade reflexiva de elevado nível de competência e baseada em evidência científica numa das três áreas: Supervisão em práticas profissionais, Comunicação e Linguagem, ou Fala; e desenvolver investigação de forma a fundamentar de forma sustentada as suas práticas profissionais e/ou a desenvolver projetos inovadores na área. Dependendo das unidades optativas selecionadas estarão ainda aptos a participar em processos de planeamento e gestão, ou a interagir de forma mais conhecedora com outras áreas profissionais no ramo da saúde.
Por estes motivos, apesar de o ingresso na profissão ser feito com o nível de Licenciatura, o mestre em Terapia da Fala, pela sua diferenciação, será uma mais valia para diversos contextos de trabalho, nomeadamente:
- Hospitais Públicos e Privados;
- Centros de Saúde;
- Clínicas Privadas;
- Instituições Sociais;
- Creches, Jardins de Infância e Colégios;
- Escolas Básicas e Unidades de Referenciação de Multideficiência, Autismo e Surdez;
- Empresas;
- Lares;
- Centros de Reabilitação;
- Unidades de Cuidados Continuados ou Cuidados Paliativos.