Tecnologias Agroindustriais

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O quadro regulamentar dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, devidamente alinhado com a Estratégia Europa 2020, pretende o reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação, perspetivando o incremento de índices de qualidade e competitividade sustentável no sistema agroindustrial. Neste enquadramento, este Programa Doutoral considera os itinerários seguidos pelos produtos associados, assim como os agentes que intervêm sobre eles (empresas privadas e operadores públicos), a par do conjunto de operações unitárias inerentes à produção e transformação tecnológica. Paralelamente este Programa Doutoral considera ainda o funcionamento dos organismos de regulação nacionais e supranacionais que intervêm nas diferentes etapas da cadeia alimentar, nos mercados públicos e nas associações ligadas à produção e transformação de matérias-primas alimentares.

O Programa Doutoral em “Tecnologias Agroindustriais” está projetado para o desenvolvimento de cadeias de valor agroalimentar acrescido, adequando as atividades de caráter tecnológico e científico aos sistemas de produção, transformação e comercialização, de acordo com exigências do mercado. Assim, este Programa Doutoral, que poderá decorrer em associação com empresas do setor alimentar, não tem apenas por objetivo a aquisição de competências visando ganhos de escala, mas também ganhos de gama, que deverão passar pela concretização de transformações de caráter qualitativo e diferenciador da produção / transformação e pela respetiva valorização comercial junto do consumidor em termos de benefícios para a saúde.

Pretende-se assim a formação de investigadores com qualificação elevada e competência para realizar e desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento em autonomia, em setores de atividade económica e social e/ou em ambiente universitário.

 

Objetivos

As competências a adquirir pelos doutorandos são:

  1. Dominar o estado da arte das tecnologias com aplicação sustentável na Agroindústria, incluindo aspetos na fronteira do conhecimento, de modo a desenvolver atividade profissional adequada à produção de matérias-primas alimentares;
  2. Analisar a complexidade dos sistemas agroindustriais, demonstrando capacidade crítica, empreendedora e criativa na reformulação dos produtos alimentares;
  3. Compreender as diferentes facetas de um sistema de transformação agroindustrial adequado à conceção de novos produtos alimentares, bem como o contexto social em que o sistema se insere;
  4. Comunicar e interagir em equipa, com intervenção nos processos produtivos das indústrias agroalimentares, procurando a otimização de processos e tendo consciência das responsabilidades e obrigações éticas e profissionais.

 

Saídas Profissionais

Os futuros doutores em “Tecnologias Agroindustriais” estarão aptos para desenvolver, em autonomia, sistemas inovadores com aplicação de tecnologias centradas na otimização de processos produtivos e de transformação inteligente de bens.

Os doutores em “Tecnologias Agroindustriais” estarão aptos para exercer a sua atividade profissional em organizações do Setor Público e Privado, em atividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agroalimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados.

Também poderão integrar empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projeto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 2.750€

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook