Tecnologia e Segurança Alimentar

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

A produção de alimentos tornou-se, em muitas circunstâncias, um acto de carácter tão industrializado quanto possível, preocupando-se os seus responsáveis mais com os aspectos quantitativos do processo do que com a qualidade dos produtos. A complexidade das cadeias alimentares é crescente, traduzindo-se em interacções  múltiplas que podem estar na base de riscos para os consumidores, cujo controlo se vai assim tornando mais difícil. A Segurança Alimentar impõe por isso uma aproximação integrada e responsável, que se estende da produção ao consumidor de modo coerente, efectivo e dinâmico.

Com o Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pretende-se assegurar as seguintes valências específicas:

  1. Capacidade de avaliação da qualidade do valor alimentar, quer de matérias-primas, quer de produtos transformados, de modo a contribuir assim para garantir, em colaboração com outros técnicos, a segurança do consumo alimentar e a saúde das populações;
  2. Capacidade de intervenção nos processos produtivos das indústrias alimentares, procurando optimizar o processo em si mesmo e minimizar os impactes ambientais dele decorrentes;
  3. Formação adequada à concepção de novos produtos, alimentares e outros, e à reformulação dos produtos correntes;
  4. Capacidade de intervenção nos processos de normalização e de certificação dos produtos e sistemas de produção e transformação de produtos e matérias-primas alimentares;
  5. Capacidade de gestão de emissões, efluentes e resíduos e outras disfunções originadas em processos de produção, transformação e distribuição em indústrias alimentares.

 

Saídas Profissionais

Os mestres em Tecnologia e Segurança Alimentar estarão aptos a trabalhar a nível de produção, controlo de qualidade e segurança alimentar nas indústrias agro-alimentares, bem como a desenvolver novos produtos e/ou melhorar os existentes. Poderão ainda desempenhar tarefas de investigação e desenvolvimento, bem como prestar serviços de consultadoria em Tecnologia e/ou Segurança Alimentar.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)