Instituições de Ensino:
Objetivos
É objetivo do curso formar especialistas com conhecimentos interdisciplinares habilitados a liderar e desenvolver atividades de análise, projeto, gestão e inovação no domínio das fachadas dos edifícios, nos seus aspetos técnicos, ambientais e sócio-económicos.
O curso, vocacionado para aprendizagem ao longo da vida, pretende desenvolver/aprofundar competências transversais interdisciplinares em diferentes tópicos, como sejam, o desempenho (higrotérmico, acústico, lumínico e estrutural), a qualidade e a sustentabilidade, tecnologias e inovação e integração de renováveis nas fachadas, em parceria com laboratórios de estado (Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Laboratório Nacional de Energia e Geologia), associações profissionais (Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes) e redes internacionais (European Facade Network).
O plano curricular combina de forma equilibrada conteúdos de áreas científicas de Engenharias Civil e Eletrotécnica, e Arquitetura, organizados em unidades curriculares ao longo de dois semestres. O primeiro semestre será constituído por um conjunto de unidades curriculares que totalizam 30 créditos, e o segundo será dedicado ao desenvolvimento de um “Trabalho de Projeto” ou “Estágio de Natureza Profissional” (30 créditos), ambos desenvolvidos com o direto envolvimento de potenciais empregadores.
Esta formação, dirigida a detentores de um grau nas áreas de engenharia ou afins com experiência profissional, numa lógica de formação ao longo da vida e continuidade, que integra disciplinas de especialização oferecidas em parcerias com laboratórios de estado e associações profissionais, não se sobrepõe às outras ofertas educativas existente no panorama nacional, sendo a primeira deste género.
Saídas Profissionais
Finda o Mestrado, os alunos estarão habilitados a responder aos requisitos da indústria e do mercado ao nível de conhecimentos tecnológicos e da das fachadas nos seus múltiplos aspetos.
Exemplos: projeto e consultoria (desempenho estrutural, higrotérmico, acústico, lumínico, fogo, ventilação, sustentabilidade e integração de renováveis, inspeção, manutenção e reabilitação), atividades técnico-comerciais e de marketing, manutenção e gestão de fachadas.