Instituições de Ensino:
Sobre o Curso
Quando se pensa no conceito de cidade moderna, é vital a importância do ordenamento do território e do urbanismo para que a própria sociedade se possa desenvolver da forma mais otimizada possível. Os Mestres em Ordenamento do Território e Urbanismo estão habilitados a intervir ativamente de modo qualificado e inovador na formulação de estratégias e soluções concretas para os problemas que se colocam no planeamento, construção, requalificação e gestão de espaços urbanos e metropolitanos.
Com base em conhecimentos técnicos e numa profunda capacidade de reflexão crítica, este mestrado visa fornecer uma formação avançada na prática do planeamento e da gestão do território, bem como na implementação de técnicas avançadas e inovadoras de tratamento de informação na análise de problemas e respostas no âmbito do ordenamento do território e do urbanismo.
O Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo é uma iniciativa conjunta do Técnico, da Faculdade de Arquitetura e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Ordenamento do Território e Urbanismo atuam na conceção e projeção de sistemas, instalações, equipamentos e serviços que promovam o funcionamento de um território. O mestrado proporciona dois tipos de saídas profissionais: investigação e atuação como técnico de ordenamento e gestão territorial, em empregadores como:
- organismos públicos e privados de consultoria;
- ordenamento do território e planeamento estratégico;
- entidades de investigação.