Instituições de Ensino:
Sobre o Curso
A Engenharia do Ambiente olha para os problemas ambientais existentes na sociedade, nomeadamente aqueles provocados pela implementação de soluções dadas pelas outras áreas da Engenharia. Num mundo onde a sustentabilidade é tema do dia, o papel do engenheiro do ambiente passa por perceber quais as ferramentas a utilizar para diminuir o impacto ambiental e a pegada ecológica das atividades humanas, mantendo a eficiência dos processos associados. Assim, atua no planeamento e controlo da poluição, tratamento de resíduos, efluentes e poluentes gasosos e na gestão de sistemas ambientais, otimizando o uso do solo e do território.
Saídas Profissionais
Os Engenheiros do Ambiente do Técnico são profissionais habilitados a trabalhar em agências relacionadas com o Ambiente, ministérios, câmaras municipais, empresas de consultoria, indústria, ensino e investigação, podendo realizar funções como:
- Análise e resolução de problemas ambientais;
- Gestão dos recursos naturais;
- Planeamento e controlo integrado da poluição, incluindo tratamento de resíduos, efluentes e poluentes gasosos;
- Gestão de sistemas ambientais orientada para a resolução de problemas através da otimização do uso do solo e do território, de forma a diminuir a magnitude dos impactes ambientais negativos;
- Consultoria e funções de liderança, chefia e gestão;
- Formação profissional e ensino.