Instituições de Ensino:
Sobre o Curso
A preservação do património cultural material propõe aplicações das ciências e das tecnologias ao património móvel e imóvel, para o preservar, restaurar ou analisar, recorrendo preferencialmente a técnicas não destrutivas ou métodos micro-invasivos. O papel dos Mestres em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural passa por analisar e caracterizar materiais culturais, e realizar estudos de impacte ambiental, com vista à valorização e preservação do património cultural material.
O Mestrado em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural é lecionado em parceria com a Faculdade de Belas Artes, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Letras.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural estarão assim aptos a trabalhar em setores públicos e privados relacionados com a preservação do património, como Museus, Câmaras Municipais, Casas da Cultura, Empresas de Arqueologia, Empresas de Estudos de Impacte Ambiental, Turismo, Fundações ou Leiloeiras. Poderão desenvolver atividades tais como:
- Projetos de desenvolvimento, gestão e melhoramento de programas de valorização e preservação do Património Cultural;
- Projetos de inovação em diversas áreas das Engenharias, Ciências Nucleares, Geobiociências e Ambiente em interface com História e Arqueologia;
- Projeto e implementação de estudos prospetivos de avaliação do impacto ambiental;
- Investigação científica e desenvolvimento;
- Consultoria e funções de liderança e gestão;
- Divulgação científica, disseminação e jornalismo;
- Formação profissional e ensino.