Sociologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2018
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona
ID:
LC
CREDITOS:
180

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Sociologia da Universidade Lusófona foi criada em 1995. O curso tem por objectivo desenvolver competências e saberes necessários ao desempenho das actividades profissionais de sociólogo/a, nas áreas da organização, planeamento, intervenção social e desenvolvimento, em empresas, ONG’s e administração pública.

Na organização das unidades curriculares articula-se a teoria com a prática, através da elaboração de trabalhos de reflexão crítica, diagnóstico de situações e procura de soluções, fomentando a capacidade de agir, de comunicar, de inovar, de empreender, e trabalhar em grupo.

Dada a variedade de áreas de actuação do/a sociólogo/a, o curso encontra-se estruturado de modo a adequar os interesses formativos dos estudantes matriculados em cada ano lectivo, permitindo assim, a construção de currículos complementares no leque das opções oferecidas.

De modo a ajustar-se às disponibilidades dos estudantes, o curso pode funcionar em regime diurno ou pós-laboral.

 

Objetivos

A Licenciatura em Sociologia tem por objectivo principal, capacitar os futuros licenciados ao exercício da profissão de sociólogo/a.
O curso aprofunda o conhecimento sociológico dos processos sociais e das tendências de mudança, que se expressam nas sociedades contemporâneas globalizadas, em articulação com as competências de empregabilidade da profissão, em particular, a utilização de metodologias, métodos e técnicas de recolha, tratamento e análise de dados, planeamento, organização e promoção de actividades.
O currículo do curso articula a teoria e a prática no aprofundamento do conhecimento, na procura de processos de intervenção e avaliação adequados aos problemas sociais, ao desenvolvimento, e à implementação de objectivos organizacionais.
O curso de 1.º Ciclo promove a capacitação dos estudantes para a contextualização da realidade social, a reflexão crítica, a comunicação, a inovação, a organização, o empreendedorismo, e o trabalho em rede.

 

Saídas Profissionais

Os sociólogos desempenham funções de técnicos superiores ou de consultadoria em:
– Empresas de produção de bens e serviços
– ONG’s (associações culturais, desportivas e de solidariedade social ou intervenção cívica)
– Organizações profissionais e sindicais e centros de formação
– Agências ou serviços de informação, comunicação e marketing
– Administração pública local, regional e central

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.