Instituições de Ensino:
Endereço
Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
Estudar Sociologia é uma experiência fascinante, pois desenvolve a capacidade de olhar para o mundo que nos rodeia de uma forma diferente, de questionar o óbvio, de descobrir o estranho no familiar.
A Sociologia é uma ciência social que se interessa por uma vasta gama de questões, desde a vida íntima até às dinâmicas sociais globais, como por exemplo a globalização.
Atualmente, os sociólogos são procurados para desempenharem inúmeras atividades, nomeadamente estudos de opinião e de mercado, intervenção social junto de populações desfavorecidas, avaliação de políticas públicas, planeamento e gestão do território, gestão de recursos humanos, cooperação para o desenvolvimento, entre outros.
A Licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve oferece uma formação atual, centrada nas grandes questões socias da contemporaneidade, que combina conteúdos de natureza teórica com conteúdos de natureza metodológica.
Ao longo do curso, os estudantes têm a possibilidade de se familiarizarem com práticas de investigação científica, de contatarem com o mercado de trabalho, de frequentar unidades curriculares em Universidades estrangeiras, de praticarem desporto e de desenvolverem atividades culturais e de lazer.
Objetivos gerais
1 – Promover a aquisição de competências e saberes teóricos, metodológicos e conceptuais próprios do conhecimento sociológico, assumindo que esta forma de conhecimento científico é essencial à compreensão das sociedades modernas, das suas características intrínsecas e dos processos de mudança social.
2 – Proporcionar uma sólida formação instrumental de base em Sociologia remetendo para os níveis de formação pós-graduada a definição de uma especialização.
3 – Oferecer uma formação assumidamente multidisciplinar e atual, em conformidade quer com os novos paradigmas científicos das Ciências Sociais, quer com a volatilidade das exigências do mercado de trabalho.
4 – Contribuir para um desenvolvimento social e económico equilibrado e sustentável através da formação humana, científica e cultural dos recursos humanos.
5 – Valorizar o exercício de uma cidadania crítica através de uma aturada reflexão em torno das principais problemáticas globais, nacionais e regionais.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Sociologia têm diversas vantagens em relação a licenciados noutras ciências sociais: adquirem uma formação versátil, que combina conhecimentos sobre as estruturas e as dinâmicas centrais das sociedades contemporâneas com competências ao nível da recolha e análise de dados. Por conseguinte, podem exercer funções em diversos domínios/instituições:
– instituições estatais e serviços centrais de planeamento e ordenamento do território, da educação, da justiça, da habitação, da segurança social, da saúde, da cultura, de estatística e demografia;
– organismos regionais de planeamento e ordenamento urbano ou do território, autarquias, direções regionais do ambiente, da saúde, da segurança social, do ensino, da cultura, do turismo;
– empresas em geral e, em particular, aquelas que atuam nos domínios dos estudos de opinião e de mercado, da prospeção da opinião pública, da comunicação e da arte;
– departamentos empresariais nas áreas dos recursos humanos, assessoria, imagem, planeamento estratégico;
– organizações não governamentais e IPSSs com atuação nas áreas sociais.
O último estudo levado a cabo pela Universidade do Algarve sobre a trajetória formativa e de inserção profissional dos seus diplomados entre 2004-2011, permitiu apurar uma taxa de empregabilidade de 78,7% dos diplomados do curso de Sociologia da Faculdade de Economia, com 75% dos inquiridos a obter o 1º emprego até 1 ano após a conclusão do curso (Carrasqueira, Cesário, et al., 2013).