Instituições de Ensino:
Endereço
Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
A Licenciatura em Sociologia da Universidade Lusófona foi criada em 1995. O curso tem por objectivo desenvolver competências e saberes necessários ao desempenho das actividades profissionais de sociólogo/a, nas áreas da organização, planeamento, intervenção social e desenvolvimento, em empresas, ONG’s e administração pública.
Na organização das unidades curriculares articula-se a teoria com a prática, através da elaboração de trabalhos de reflexão crítica, diagnóstico de situações e procura de soluções, fomentando a capacidade de agir, de comunicar, de inovar, de empreender, e trabalhar em grupo.
Dada a variedade de áreas de actuação do/a sociólogo/a, o curso encontra-se estruturado de modo a adequar os interesses formativos dos estudantes matriculados em cada ano lectivo, permitindo assim, a construção de currículos complementares no leque das opções oferecidas.
De modo a ajustar-se às disponibilidades dos estudantes, o curso pode funcionar em regime diurno ou pós-laboral.
Razões para frequentar este curso
- Qualidade: Oferta formativa em sociologia reconhecidamente competitiva no contexto nacional e internacional, caracterizada pela credibilidade dos processos formativos e pelo sucesso dos métodos pedagógicos inovadores.
- Utilidade: Capacitação de conhecimentos e competências para analisar as formas de organização das sociedades e respetivas tendências de mudança, promovendo competências relevantes para o exercício de variadas atividades profissionais.
- Aplicabilidade: Capacitação de instrumentos e competências para agir, intervir e procurar as melhores soluções para os problemas das organizações, tanto através do trabalho, como do empreendedorismo, como ainda, da participação cidadã.
- Inovação: Utilização de métodos pedagógicos promotores de interatividade e aplicabilidade, com recurso a metodologias por problemas, análise de estudos de caso ou projetos e metodologias participativas, tais como as atividades em comunidade. Possibilita-se ainda a realização de estágios curriculares ou profissionais.
- Reconhecimento: Uma rede de parceiros assinalável, promotora de uma aprendizagem por integração em projetos de investigação científica fundamental ou aplicada.
- Flexibilidade: Através da integração de um grupo de disciplinas obrigatórias e optativas, possibilita-se a formatação do processo formativo à medida das ambições e necessidades individuais dos alunos.