Serviço Social : Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A área de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer como produtores quer como executantes das políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.
O Mestrado em Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem Estar obedece a uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres). O primeiro ano inclui um tronco comum, onde são trabalhados conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma.
Muitos dos profissionais que atuam nos domínios da Economia Social e Solidária (cooperativas, mutualidades, associações), nomeadamente nos setores de intervenção privilegiada das Instituições Particulares de solidariedade social, não possuem competências académicas em gestão, apesar de, cada vez com mais frequência, serem chamados a assumir essas responsabilidades.

 

Objetivos

Muitos dos profissionais que atuam nos nos domínios do Social (cooperativas, mutualidades, associações), nomeadamente nos setores de intervenção privilegiada das instituições de solidariedade social, não possuem competências académicas em gestão, apesar de, cada vez com mais frequência, serem chamados a assumir responsabilidades nesta área.

Esta lacuna ganha maior evidência se tivermos em consideração estruturas empresariais, detentoras de tais competências, que nos últimos anos vêm investindo em áreas sociais, a partir de bancos, seguradoras e empresas com fins lucrativos, com evidentes níveis de aceitação pública e de eficácia social.

É neste contexto que a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, concebeu e promove um 2º Ciclo de Estudos em Serviço Social – Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar, com o objetivo de transportar, para os setores sociais não lucrativos, competências avançadas de gestão, sem prejuízo de servir ao mesmo tempo todos os profissionais, independentemente do setor em que a sua atividade se insere.