Serviço Social e Política Social

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A área de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer como produtores quer como executantes das políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.
O Mestrado em Serviço Social e Politica Social é uma formação pós-graduada de fileira da formação base, licenciatura em Serviço Social. Obedece a uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres), em que o primeiro ano inclui um tronco comum, onde são desenvolvidos conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma.
No segundo ano o aluno tem um acompanhamento em seminário de investigação onde o mesmo pode optar pela realização de uma dissertação, dirigida ao aprofundamento dos conhecimentos, competências e aptidões associadas à pesquisa científica, ou à prática do Serviço Social com a realização de um estágio avançado.

 

Objetivos

Obedecendo aos princípios do Acordo de Bolonha, o Mestrado “Serviço Social e Política Social” pretende consolidar a formação básica adquirida na Licenciatura em Serviço Social e proporcionar uma mais ampla qualificação profissional no campo do Serviço Social e da sua articulação com as Políticas Sociais. Este curso responde assim à exigência crescente de ligar a formação aos fundamentos políticos na abordagem das questões de desigualdade social e da inclusão social de grupos vulneráveis. Constitui, igualmente, um espaço privilegiado de repensar a intervenção social nos seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos
O mestrado em “Serviço Social e Políticas Sociais” tem como objetivos:

– Habilitar os alunos a desenvolver e aprofundar os conhecimentos do 1º Ciclo;
– Investigar a relação e articulação do Serviço Social com as Políticas Sociais;
– Articular conhecimentos da área do Serviço Social com as áreas das ciências sociais;
– Refletir questões éticas e deontológicas relacionadas com a investigação e a intervenção;
– Comunicar e debater problemas sociais com outros especialistas, focalizando a perspetiva de abordagem do Serviço Social.

 

Saídas Profissionais

A obtenção do 2º. Grau proporciona uma qualificação na área de Serviço Social com repercussões no prosseguimento da carreira profissional e académica. O aprofundamento da metodologia científica de investigação prepara os pós-graduados para a participação e liderança de projetos de investigação na área da Ação Social. Constitui-se como grau de acesso à carreira académica e ao nível de doutoramento e pós-doutoramento.

Possibilita a aquisição de instrumentos, conceptuais e metodológicos de produção de conhecimento, fundamentais ao trabalho social na atualidade.