Serviço Social

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A área de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer como produtores quer como executantes das políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.

A licenciatura em Serviço Social está estruturada segundo uma perspetiva que permite ao estudante, numa articulação graduada, passar do nível teórico-prático à vivência experiencial de terreno, com um acompanhamento e supervisão pedagógica individualizada, que é ímpar no panorama universitário do nosso País.
O curso pretende, em especial, que os alunos obtenham as seguintes competências: adotem os princípios éticos do Serviço Social na sua prática profissional; apliquem o pensamento crítico e reflexivo na elaboração e comunicação de decisões profissionais (nomeadamente, integram múltiplas fontes de conhecimento e experiência e identifiquem e utilizem diversos modelos e técnicas de prevenção, intervenção e avaliação).

 

Objetivos

A licenciatura está estruturada segundo uma perspetiva que permite ao aluno, numa articulação crescente teoria-prática, passar do nível teórico à vivência experiencial de terreno. O contacto com as instituições, outros agentes da prática e população-alvo emerge em momentos privilegiados com acompanhamento e supervisão pedagógica, na ULHT e nas instituições enquadradoras.
Capacitar os alunos para:
Intervir em diferentes contextos sociais e profissionais; Conceber a relação teoria-prática como suporte de ação inovadora no Serviço Social; Identificar, construir e problematizar a intervenção a partir de elementos teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos do Serviço Social; Mobilizar conhecimentos para atender questões emergentes; Articular a sua prática com outras práticas sociais, numa visão interdisciplinar; Investigar e construir análises da realidade onde exerce a sua atividade; Produzir conhecimento em função da realidade e prática profissional. Contribuir para:
A conscientização dos futuros profissionais no âmbito da formação contínua e progressiva como exigência ética da sua ação.

 

Saídas Profissionais

O Serviço Social desenvolve a sua atividade profissional em organismos estatais (Ministérios e particularmente nos do Trabalho e Solidariedade Social, Saúde, Justiça, Educação e Administração Interna, em instituições e serviço de âmbito nacional e local) e da sociedade civil (IPSS, Misericórdias, Associações de Desenvolvimento Local e Defesa dos Direitos Humanos, Empresas de diversos ramos de atividade, ONG)

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.