Serviço Social

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IP Beja | ESE
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Pedro Soares, 7800-295 Beja   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Assistente Social é o titulo autorizado por lei, exclusivamente, para os  licenciados em Serviço Social. Este curso forma profissionais para a intervenção social qualificada.

O Assistente Social trabalha junto das pessoas, famílias, grupos, organizações e comunidades no sentido do bem– estar e da justiça social. Os princípios relacionados com os direitos humanos são fundamentais para o Serviço Social.

Objetivos

Com a Licenciatura em Serviço Social pretende-se formar profissionais que desenvolvam a sua atuação com base em conhecimentos teórico-metodológicos; técnico-operativos e é co-políticos. Enquanto profissão que se insere na divisão sócio-técnica do trabalho, este curso pretende proporcionar aos alunos uma formação que os qualifique para: O conhecimento das condições históricas, sociais, políticas, económicas e culturais que es- veram na base da génese e ins tucionalização do Serviço Social; O domínio de princípios, métodos, posturas e finalidades da prática profissional em diferentes correntes do Serviço Social; A contextualização, compreensão e interpretação do campo do Serviço Social, das demandas existentes e emergentes, na realidade portuguesa, inserida no espaço europeu e internacional; O conhecimento e questionamento das relações entre o Serviço Social e as Políticas Sociais aos níveis da intervenção, conceção, interpretação e avaliação; O desenvolvimento de competências no âmbito da investigação em Serviço Social com recurso a métodos e técnicas; A construção de relações, em contexto de estágio, que articulem a formação académica e a realidade social, institucional e sócio-profissional; O domínio de competências a nível relacional e intercultural; A reflexão é co-política, para uma intervenção de promoção e defesa dos direitos humanos e da justiça social.

 

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Serviço Social forma profissionais para a intervenção social qualificada. O Assistente Social trabalha junto das pessoas, famílias, grupos, organizações e comunidades no sentido de promover o bem-estar e a justiça social. O curso de Serviço Social oferece saídas profissionais em instituições públicas e privadas com e sem fins lucrativos como: a) hospitais; b) centros de saúde; c) serviços de reinserção social; d) escolas; e) autarquias; f) associações de desenvolvimento local; g) cooperativas; h) instituições particulares de solidariedade social (IPSS); i) estabelecimentos prisionais; j) instituições de apoio a crianças, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, minorias étnicas, imigrantes, sem – abrigo e outros grupos em situação de risco.

 

Valor Anual

Estudante Internacional: 1100€