Instituições de Ensino:
Endereço
Campus Universitário da Penteada (no Caminho da Penteada), Caminho da Penteada 16, 9020-105 Funchal Ver mapaCategorias
Curso Técnico SuperiorApresentação do Curso
O curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Serviço Familiar e Comunitário é lecionado no âmbito do ensino superior politécnico com uma duração de 4 semestres letivos (2 anos) perfazendo um total de 120 ECTS. Atribui o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
O curso de Serviço Familiar e Comunitário compreende o estudo e abordagem de vários conteúdos nas áreas de educação e formação do trabalho social e orientação, da enfermagem, da filosofia e ética, da psicologia, da gestão e administração, do enquadramento na organização/empresa, da biologia e bioquímica, das línguas e literaturas estrangeiras, da língua e literatura materna, da saúde e das ciências farmacêuticas.
Com as componentes de formação geral e técnico-científica, nomeadamente cognitivas, relacionais e instrumentais, mobilizadas em contexto de trabalho (estágio), o estudante ficará apto a prestar serviços e cuidados, numa filosofia multidisciplinar e de trabalho em rede, à pessoa e família, ao longo do ciclo vital, em situação de vulnerabilidade, apoiando-os a nível físico, psíquico e social, em contexto comunitário e/ou institucional.
Saídas profissionais
Os detentores deste CTeSP poderão exercer funções em regime liberal ou por conta de outro, nomeadamente em instituições públicas, privadas e sociais, que prestem apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, deficiência e/ou dependência funcional, temporária ou permanente, em contexto domiciliário e/ou institucional.
São exemplos de contextos do exercício profissional os domicílios, centros de dia, lares e residências para idosos, hospitais, centros de apoio à infância, centros de apoio à deficiência e multideficiência, centros de apoio à pessoa carenciada e sem abrigo, residências de apoio a vítimas de violência, centros de convívio, centros educativos, unidades de reabilitação de jovens, escolas, estabelecimentos prisionais…