Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Diogo de Botelho 1327, 4169-005 Porto Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
A Segurança Alimentar (Food Safety) é um domínio de grande importância para a manutenção da saúde pública e, pela exigência dos mercados, para o desenvolvimento das economias. As várias crises alimentares, dadas a conhecer pela comunicação social, espelham bem o impacto que um incidente pode ter na reputação de uma empresa ou de um tipo de produto.
Como não há espaço, no quadro das economias de mercado, para a produção de alimentos fora dos padrões de exigência que a Segurança Alimentar estabelece, também não há lugar para profissionais mal preparados e desatualizados. E, é por isso que a Segurança Alimentar, como área de especialização profissional, tem vindo a ampliar a sua afirmação no mercado de trabalho e na oferta de emprego, que não se cinge mais a empresas e a organizações de grande dimensão.
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica esteve, com arrojo e visão estratégica, embrionariamente ligada a este processo e é instituição de referência no panorama nacional e internacional. Há mais de 30 anos que forma profissionais de referência que atuam, a diversos níveis, no complexo processo que constitui a cadeia alimentar moderna.
Na sua 19ª edição, a Pós-Graduação em Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia pretende dar continuidade à formação de profissionais que desenvolvam atividades relevantes, na administração pública local e nacional, desde a inspeção até à investigação, em empresas da indústria alimentar e subsetores afins e em consultoria.
Para saber mais sobre a intervenção da nossa instituição na área da Segurança Alimentar consulte o nosso Centro de Investigação.
Os participantes podem escolher acompanhar as aulas através de plataforma online ou estar presencialmente na sala de aula (ou uma mistura das duas opções).
Todos os participantes que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para o Mestrado respetivo. Esta pós-graduação permite posteriormente uma transição imediata para o Mestrado em Biotecnologia e Inovação – só o trabalho de tese (o equivalente a um ano de trabalho) distingue a pós-graduação do mestrado.
Para conhecer mais detalhes é aconselhável a realização de uma reunião online com a coordenação da pós-graduação: pode agendar-se em https://catolicabiotecnologia.as.me/
A frequência da pós-graduação é condicionada à conclusão de uma licenciatura. Na ausência deste grau os participantes recebem um diploma de especialização e não de pós-graduação.
Objetivos:
O Programa de Pós-Graduação visa especializar em Segurança Alimentar os intervenientes, diretos ou indiretos, na manutenção da cadeia alimentar. Desta forma, pretende-se que no final deste curso os participantes:
- Estejam habilitados a identificar e a antecipar os perigos e os riscos para a Segurança Alimentar associados a vários produtos/processos, e propor medidas para o seu controlo;
- Tenham consciência das implicações económicas e sociais associadas aos problemas de segurança ao longo de toda a cadeia alimentar;
- Conheçam a legislação aplicável às questões de Segurança Alimentar;
- Fiquem habilitados a liderar e a participar em equipas responsáveis pela gestão da Segurança Alimentar;
- Saibam como agir em situações de crise;
- Possam tomar decisões com confiança quanto à Segurança Alimentar.