Saúde e Estatística

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | IUEM
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Saúde e Estatística do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) é uma licenciatura única e inovadora em Portugal e no Espaço Europeu. O programa desta licenciatura garante uma formação transversal na área da Saúde e uma formação sólida na área da Estatística, e visa preparar profissionais capazes de aplicar esses conhecimentos às atividades de investigação e desenvolvimento em Saúde e com as competências necessárias ao trabalho em equipas multidisciplinares da Saúde. Este programa parte da visão de que a formação num 1º ciclo na área da Saúde deve integrar o desenvolvimento de competências no domínio metodológico e da análise quantitativa de dados, para que os futuros licenciados estejam capacitados para a crescente procura de tais competências para o mercado de trabalho.
Assim, perspetiva-se a função deste profissional como uma forma de apoio em estudos nas áreas das Ciências Básicas, Ciências Clínicas e Saúde Populacional, mas também de suporte à tomada de decisões com fundamentos científicos em organizações como hospitais, laboratórios farmacêuticos, entidades governamentais, universidades e indústria, antecipando-se a sua fácil integração no mercado de trabalho. Como 1º ciclo numa área de charneira, o curso visa ainda formar licenciados aptos a realizar um 2º ciclo interdisciplinar e integrador das áreas da Saúde e da Estatística, para consolidar a sua especialização.

 

Saídas Profissionais

Quando terminares o curso poderás:

  • Trabalhar em organizações e entidades na área da Saúde (universidades, laboratórios e hospitais), aplicando métodos de análise estatística de dados nas diferentes fases de projetos de investigação e desenvolvimento, aplicando os métodos estatísticos e usando as ferramentas computacionais aprendidas durante a licenciatura.
  • Trabalhar em empresas prestadoras de serviços para Investigação Clínica (na indústria farmacêutica, de biotecnologia e dispositivos médicos) e Epidemiologia, no desenho, processamento e análise estatística de dados e publicação de resultados de ensaios clínicos.
  • Participar em projetos de investigação nas áreas da Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Populacional, realizando as tarefas da componente estatística para suporte à tomada de decisões com fundamentos científicos.
  • Enveredar por uma carreira académica, continuando a formação em 2ºs e 3ºs ciclos específicos nas áreas da Saúde, Estatística e Metodologias de Investigação, para consolidar a especialização.