Instituições de Ensino:
Endereço
Rua 5 de Outubro, 3046-854 Coimbra, Portugal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
Este ciclo de estudos visa desenvolver no aluno capacidades humanas, intelectuais, científicas e técnicas na área da sua competência, promovendo habilitações necessárias à execução de tarefas e resolução de problemas compatíveis com o seu exercício profissional, desenvolvendo uma atitude e sentido de responsabilidade perante a comunidade e outros profissionais. O licenciado ficará habilitado, em equipas multidisciplinares, a atuar no controlo sanitário do ambiente, cabendo-lhe detetar, identificar, analisar, prevenir e corrigir riscos ambientais e ocupacionais para a saúde, atuais ou potenciais, originados por fenómenos naturais ou antropogénicos. Pretende-se que o licenciado adquira competências que lhe permita avaliar criticamente a informação recolhida, sintetizando e integrando o conhecimento de forma coerente e comunicando de forma clara, precisa e assertiva, tendo em conta o meio sociocultural em que atua, devendo utilizar nos seus argumentos fundamentos técnicos e legais.
Objetivos
Desempenha a sua actividade com o objectivo primordial do estudo dos problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o estado fisiológico e mental do homem e das comunidades humanas e ainda, a identificação, análise e atenuação ou correcção dos factores de risco para a saúde.
Os licenciados em Saúde Ambiental são profissionais de saúde qualificados, encontrando-se integrados em equipas multidisciplinares e no âmbito específico dos factores do ambiente biofísico, exercem as funções que se seguem.
Saídas Profissionais
O licenciado em Saúde Ambiental tem vindo a exercer funções em:
- Serviços públicos da administração central, regional e local;
- Centros de Saúde;
- Autarquias;
- Serviços de Saúde Ocupacional (Segurança e Higiene no Trabalho);
- Higiene e Segurança Alimentar;
- Organizações ligadas ao ambiente (ONGA´s);
- Empresas de consultoria;
- Construção Civil e Obras Públicas;
- Seguradoras;
- Centros de Investigação e Desenvolvimento;
- Laboratórios de Saúde Ocupacional e Ambiental;
- Gestão de Sistemas (ISO 9001; ISO 14001; ISO 22000; OHSAS 18001, entre outras)
- Criação de empresas.