Riscos e Violência(s) nas Sociedades Actuais: Análise e Intervenção Social

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A área de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer como produtores quer como executantes das políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.
O Mestrado em Riscos e Violências é uma formação pós-graduada que obedece uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres) em que o primeiro ano inclui um tronco comum onde são desenvolvidos conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma.
No segundo ano o aluno tem um acompanhamento em Seminário de Investigação onde pode optar pela realização de uma dissertação baseada em pesquisa científica própria ou pela realização de um estágio avançado em instituição da comunidade ou pela elaboração de um projeto específico de intervenção.

 

Objetivos

Este 2º ciclo visa, assim, desenvolver capacidades de investigação, bem como a qualificação e a aquisição de competências de intervenção nesta área.
O 2º ciclo Riscos e violência(s) nas sociedades atuais: Análise e Intervenção Social totaliza 120 unidades de crédito (ECTS) e tem a duração de 2 anos ou 4 semestres). O plano de estudos está organizado em torno de UC comuns (1º semestre) que permitem a apreensão das principais matrizes teóricas. O conjunto de UC (2º semestre), mais específicas, irá consubstanciar-se em duas especializações, nas seguintes variantes: Crianças e Jovens em Risco e Violência Doméstica. Os 2 últimos semestres visam essencialmente elaborar e desenvolver o projeto investigação ou de estágio com vista à defesa da dissertação ou do relatório de estágio.

 

Saídas Profissionais

– Entidades e Organismos públicos ou privados (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo)
– Autoridades policiais e de segurança
– Centros de Acolhimento a vítimas de violência
– Instituto de Reinserção Social
– Tribunais de Menores e Família
– Associações de Proteção a Vítimas de Violência Doméstica
– Câmaras Municipais
– Juntas de Freguesia
– Hospitais
– Centros de Saúde, IPSS,. etc.)