Instituições de Ensino:
Endereço
Eng.º Paulo Miguel Ferreira Castro Mendes Ver mapaCategorias
Curso Técnico SuperiorApresentação do Curso
O Departamento de Informática da ESTGV disponibiliza o Curso de Técnico Superior de Redes e Sistemas Informáticos. Esta oferta vai ao encontro das necessidades das Empresas, constituindo uma mais valia para a região de Viseu, no sentido de colmatar o défice em competências especializadas nestas áreas, formando profissionais de nível intermédio altamente qualificados nestes domínios.
Atualmente, as redes e os sistemas informáticos têm um papel preponderante nas organizações, sendo fundamental garantir uma preparação profunda e especializada dos profissionais que os vão instalar e manter. Esta oferta vai ao encontro de expectativas confirmadas por estudos e indicações de organizações, no âmbito desta região, e permitirá diversificar as oportunidades de inserção de jovens e adultos no sistema educativo, podendo vir a incentivar o seu prosseguimento de estudos, não só ao nível da especialização pós-secundária como também ao nível do ensino superior.
O Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos tem por funções efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento, instalação, configuração e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão da organização, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, garantindo a otimização do seu funcionamento, assegurar a gestão e o funcionamento dos equipamentos informáticos e respetivas redes de comunicações.
Saídas Profissionais
O Curso Técnico Superior de Redes e Sistemas Informáticos propõe-se formar técnicos qualificados, especialmente vocacionados para desenvolverá as seguintes aptidões:
- Identificar o funcionamento das tipologias lógicas e físicas de uma rede de computadores, incluindo as várias tecnologias.
- Analisar redes e sistemas e propor otimizações
- Planear, instalar, manter e gerir redes locais e respetivas interligações, incluindo ligação à Internet.
- Utilizar linguagens de programação de sistemas
- Utilizar ferramentas complementares de gestão de sistemas e redes, de modo a implementar as políticas definidas nas organizações e efetuar detecção e resolução de eventuais problemas.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de servidores aplicacionais.
- Implementar mecanismos de redundância que permitam um elevado nível de fiabilidade.
- Identificar ameaças à segurança, definir e aplicar políticas de segurança (ativas e passivas).
- Produzir e apresentar relatórios técnicos de trabalhos.
- Demonstrar capacidade de isolamento de anomalias e detecção de causas de erro
- Proceder a consultas ao mercado, bem como à análise e à orçamentação de propostas.
- Aplicar as principais normas existentes para o planeamento e instalação de redes e sistemas informáticos.