Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Reabilitação de Edifícios pretende preparar e conferir o grau de Mestre a profissionais das áreas da arquitetura e da engenharia civil (ou afins) para atuarem na área da reabilitação de edifícios, que continua a ser premente no país e no mundo. Por outro lado, pretende contribuir para a formação ao longo da vida dos atuais licenciados nessas áreas.
O Mestrado está estruturado com um tronco comum e diversas unidades curriculares de opção, complementares mas adequadas à formação de base anterior, nomeadamente em engenharia civil, outras engenharias, arquitetura ou conservação, incluindo a vertente ambiental. É incentivado o desenvolvimento de trabalhos envolvendo grupos de estudantes com formação de base distinta, de modo a favorecer abordagens multidisciplinares.
Existem protocolos e possibilidades de colaboração com diferentes instituições, tais como o LNEC, associações como a Associação Centro da Terra, empresas de projeto, fiscalização, construção e conservação, empresas produtoras de materiais de construção, como a SECIL ou a SIVAL, nomeadamente para o desenvolvimento de Dissertações de Mestrado em parceria e para a realização de estágios profissionais. As Dissertações de Mestrado podem também ser inseridas em projetos de investigação em curso e em trabalhos de comissões técnicas da RILEM, do ICOMOS e do Instituto Português da Qualidade.
Existem protocolos Erasmus em vigor com diversas universidades estrangeiras nas quais os estudantes podem realizar parte do ciclo de estudos.
O sucesso dos cursos ministrados pela FCT NOVA é atestado pela elevada atratividade que têm tido, pela satisfação geral dos diplomados com as capacidades adquiridas e pela satisfação manifestada pelos empregadores com as competências e atitude dos diplomados.
Objetivos
O Mestre em Reabilitação de Edifícios irá ter competências de nível europeu para: investigar, diagnosticar, projetar, conceber, gerir, planear, licenciar, reabilitar e conservar construções, e para desenvolver e comercializar materiais e tecnologias construtivas adequadas para esse tipo de intervenções. Para além disso, estará habilitado para exercer a profissão com capacidade de compreensão do ambiente económico, industrial, comercial, social e profissional em que se realizam as obras, principalmente as de reabilitação, bem como possuir qualidades para trabalho em equipa, liderança, gestão de recursos humanos e empreendedorismo.
Os diplomados do curso deverão adquirir conhecimentos e desenvolver aptidões e competências necessárias para:
- compreender as necessidades das atividades profissionais e de investigação na área da reabilitação;
- analisar e resolver problemas multidisciplinares em reabilitação;
- conceber soluções de intervenção sustentáveis de acordo com princípios éticos, sociais e deontológicos adequados;
- fundamentar a análise, a síntese e a conceção de projetos associados à conservação e reabilitação;
- otimizar as intervenções dos pontos de vista técnico, económico e ambiental;
- forjar um espírito crítico, científico e inovador;
- comunicar de forma objetiva e competente, quer oralmente, quer por escrito.
Saídas Profissionais
Consultoria e projeto
Indústria de desenvolvimento e produção de materiais e produtos da construção
Empresas de comércio e serviços, p.ex. banca, seguros, turismo, transportes, comércio
Administração central, regional e local
Ensino e investigação nas áreas relacionadas com a reabilitação de edifícios.