Química Aplicada

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A versão de 3 anos (de acordo com o processo de Bolonha) entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos). Começou em 1983 como licenciatura de 5 anos.

Objetivos

A Licenciatura em Química Aplicada é um curso de 3 anos para alunos interessados em Ciência e que fornece uma formação universitária alargada nas áreas da Química, Biotecnologia, Bioquímica e Genética.
A estrutura do curso valoriza o trabalho experimental, com forte componente laboratorial e utilização de equipamento científico para além do contacto dos estudantes com a investigação em curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia, nomeadamente nos Departamentos de Química e Ciências da Vida (Centros de investigação da Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE),  que integra desde 2015 o Laboratório Associado para Química Verde (LAQV), e a Unidade de Investigação para as Biociências Moleculares Aplicadas (UCIBIO), assim como o Centro de Investigação em Genética Molecular Humana, (CIGMH). A Licenciatura em Química Aplicada dá acesso a cursos de 2º ciclo (Mestrados) em áreas científicas variadas, desde a Química à Biologia ou às Ciências Biomédicas.
Esta Licenciatura está estruturada de acordo com o modelo de Bolonha, sendo fortemente  estimulado o intercâmbio dos alunos com Universidades Europeias (programa Erasmus+).

 

Saídas Profissionais

  • Investigação forense.
  • Indústria – Química Fina (Síntese), Farmacêutica, Alimentar, Biotecnologia.
  • Saúde – Análises Químicas e Microbiológicas, Laboratórios de Saúde Pública, Institutos de Investigação Médica.
  • Agricultura e Ambiente – Tecnologia Ambiental, Controlo de Qualidade, Consultadoria.
  • Ensino e Investigação.
  • Outras carreiras – Jornalismo em revistas especializadas, empresas de reagentes e materiais de laboratório, organismos e comissões reguladoras.

 

Vídeo do Curso