Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra Ver mapaCategorias
LicenciaturaObjetivos do Curso
A licenciatura em Química é uma formação de banda larga que confere competências para lidar com todos os aspectos da química, desde os princípios activos dos medicamentos à qualificação da água e ar, dos plásticos aos novos materiais, da petroquímica aos combustíveis limpos. O controle de pragas, a segurança alimentar, o fabrico de medicamentos e cosméticos, os produtos de higiene, a produção de polímeros e de novos materiais, são alguns exemplos de aplicação dos conhecimentos do licenciado em Química. Graças à sua rigorosa formação científica de base, o licenciado em Química tem uma formação durável e adaptável, integra-se em equipas multidisciplinares e é capaz de Inovar. A licenciatura em Química prepara também para o mestrado no Ensino da Química e da Física os alunos que procuram uma carreira no ensino.
Saídas Profissionais
A Química fornece materiais e métodos usados noutras ciências, o que potencia a sua empregabilidade. Laboratórios: I&D, Controlo Químico da Qualidade, Análises Químicas e Clínicas, Medicina Legal, Polícia Científica e outros; Industria: Química, Farmacêutica, Petroquímica e Alimentar; Auditoria e Consultadoria; Professores (básico, secundário e superior); Gestão de processos e laboratórios.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A licenciatura em Química oferece ao estudante uma formação sólida nas diferentes vertentes da Química. O estudante adquire, para além disto, conhecimentos aprofundados de Física e Matemática. A Licenciatura está orientada para a formação de profissionais competentes em todas as vertentes da Química. O estudante deve ser capaz de utilizar um espírito crítico, ter capacidade de enunciar e de resolver problemas e deve ter um domínio da exposição escrita e oral. Com a licenciatura em Química o estudante tem uma formação científica de base rigorosa, durável e adaptável. Estas características permitem que ele se integre facilmente em equipas multidisciplinares e que seja capaz de Inovar. O cumprimento dos objectivos dos estudantes é determinado através de provas de avaliação em cada disciplina. Os critérios estão de acordo com o regulamento pedagógico em vigor (Regulamento n.º Diário da República, 2.ª série — N.º 162 — 23 de agosto de 2013 321/2013). As provas de avaliação compreendem avaliação contínua e/ou a realização de exames finais e poderão incluir outros elementos tais como, testes, trabalhos escritos ou práticos, projectos individuais ou em grupo, entre outros elementos. Os objectivos de aprendizagem específicos assim como os critérios de avaliação específicos para cada Unidade Curricular estão definidos na respectiva Ficha da Unidade Curricular (FUC).