Psicologia Social e das Organizações

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Psicologia Social e das Organizações visa formar mestres preparados para avaliarem e para intervirem num contexto social e organizacional cada vez mais globalizado e instável, oferecendo soluções que beneficiam os indivíduos, as organizações, e a sociedade como um todo, assim como para conduzirem investigação sobre os fenómenos grupais, intergrupais, interculturais e organizacionais.
O curso fornece uma formação especializada numa área científica de relevância e desenvolvimento actual, integrando um corpo docente cujas actividades combinam a investigação em áreas de relevo científico e social actual com a aplicação prática desse conhecimento. Integrado na missão da ULHT, o curso tem um plano curricular que possibilita o desenvolvimento de competências que podem dar um contributo muito significativo para o desenvolvimento dos países de língua portuguesa ao desenvolver competências que aumentam o desenvolvimento social, económico e ambiental dessas sociedades e a sua integração intercultural.

 

Objetivos

O objetivo geral do mestrado é preparar os estudantes para trabalhar na área da psicologia social e organizacional contribuindo para que as organizações possam responder aos desafios do contexto atual de globalização e de problemática social e ambiental. Este contexto, em que atualmente se inserem e atuam os grupos sociais e as organizações, tem implicações muito relevantes ao nível da diversidade e complexidade dos comportamentos, dos contextos sociais e das relações entre os indivíduos, os grupos e as organizações. O mestrado pretende dar uma formação especializada para a investigação dos fenómenos comportamentais em contexto social e organizacional mais geral, bem como para a aplicação da psicologia ao trabalho em empresas e outro tipo de instituições, tais como instituições públicas ou ONG´s. O curso prepara ainda para a atividade profissional em ambientes multiculturais que caraterizam a realidade de uma grande parte dos ambientes sociais e de trabalho atuais.

 

Saídas Profissionais

O curso possibilita a integração profissional ao nível da intervenção e investigação em áreas como o desenvolvimento organizacional e gestão do capital humano, a diversidade psicossocial, a relação com a comunidade e o desenvolvimento sustentável, ou ainda a comunicação e publicidade, em empresas de diferentes setores, ONG´s ou instituições públicas, e quer no contexto nacional quer internacional.
A atribuição do título profissional, o seu uso e o exercício da profissão de psicólogo/a dependem da inscrição na Ordem tal como indicado nos Estatutos da Ordem dos Psicólogos (OPP). Posteriormente, é necessária a realização de um estágio profissional tutelado pela OPP.