Psicologia Política

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
20

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A pós-graduação em Psicologia Política integra os campos disciplinares da Ciência Política e da Psicologia. Consubstancia o estudo dos fenómenos básicos do comportamento e dos fenómenos da ação, da participação e da decisão políticas. No plano da Psicologia põe-se o foco nos processos básicos da conduta humana e da dinâmica grupal e social, enquanto no da Ciência Política se põe o foco nos princípios básicos e nos mecanismos que regulam os processos políticos e sociais.
Esta proposta oferece um curso de formação especializada, através de um corpo de conhecimentos úteis, quer de âmbito profissional quer de âmbito académico. No âmbito profissional, discute o enquadramento da participação política e do exercício do poder, promovendo caminhos de compreensão, interpretação e intervenção. No âmbito académico, centra-se nos fundamentos teóricos com os quais se atinge a compreensão técnica desses fenómenos políticos, através dos sistemas conceptuais da Psicologia e da Ciência Política.
Esta pós-graduação assume-se como uma formação de excelência, visando capacitar profissionais que atuam, ou pretendem atuar, em campos diversos, tais como político, empresarial, jornalístico e académico.

 

Objetivos

A Psicologia Política abarca uma área de qualificação e de competências para trabalhos de análise e investigação dos fenómenos do comportamento humano em sede de comportamento político. Ao progresso humano e correspondentes condições de vida, equivale um progresso político com impactos decisivos nas ações, interações e decisões a todos os níveis, sejam individual, grupal, organizacional ou governamental.
O Objetivo desta formação é:
Dotar os estudantes de conhecimentos teórico-práticos na esfera da Psicologia Política.
Promover o desenvolvimento e a consolidação de conhecimentos gerais direcionando-os para esta esfera.
Clarificar e esclarecer questões conceptuais e problemáticas resultantes dos pontos de interceção entre a Psicologia e a Ciência Política.
Fomentar espaços de debate e reflexão temáticos, no âmbito das respetivas unidades curriculares.
Promover análises de processos e fenómenos em curso, com vista à operacionalização dos modelos teóricos.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.