Psicologia Escolar e da Educação

Download da Brochura

INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISMAI
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Carlos de Oliveira Campos, Castêlo da Maia, 4475-690 Maia   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A Psicologia Escolar e da Educação (PEE) representa um dos campos mais abrangentes da Psicologia, procurando responder às necessidades de intervenção dos diferentes contextos educativos, desde as escolas às famílias, passando pelas instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, entre outros.

Privilegia a intervenção e a investigação com crianças, adolescentes e famílias, inseridas numa perspetiva ecológica, do trabalho do/a Psicólogo/a, que implica uma atenção especial também a fatores de ordem social, organizacional e comunitária. O/A psicólogo/a escolar e da educação desenvolve o seu trabalho em escolas de todos os níveis de ensino, infantários, centro de acolhimento de crianças e jovens, associações de apoio a pessoas com Necessidades Educativas Especiais, consultório privado, câmaras municipais, juntas de freguesia, projetos comunitários, entre outros.

 

Objetivos

O mestrado em PEE tem como objetivo desenvolver competências nas áreas de: consulta psicológica com crianças, adolescentes e famílias; acompanhamento psicopedagógico de estudantes com NEE; avaliação psicológica; Orientação Vocacional; consultadoria e formação aos diferentes agentes educativos, com especial ênfase nos/as professores/as; planeamento e implementação de programas de educação/formação parental e de intervenção comunitária junto de grupos em risco social; desenvolvimento de ações de prevenção em temáticas importantes para o contexto escolar como o bullying, a sexualidade, o insucesso escolar, entre outras.

 

Saídas Profissionais

Os/As mestres em Psicologia Escolar e da Educação encontram-se particularmente habilitados a exercer a profissão de Psicólogo/a em instituições educativas como:

  • Estabelecimentos de ensino de todos os níveis, desde a creche até ao ensino universitário;
  • Lares de acolhimento de crianças e jovens; comissão de proteção de crianças e jovens; centros de estudo; entre outras.

Adicionalmente, a sua formação permite-lhes também trabalhar em projetos comunitários de índole educativa, dinamizados, por exemplo, por juntas de freguesia e câmaras municipais, para desenvolver competências e prevenção de problemáticas junto de crianças, adolescentes e famílias.

O exercício da profissão de Psicólogo/a na área da Educação e Escolar poderá ser feito também em contexto de prática profissional independente, no formato de consultório particular.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook