Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Este é o Mestrado certo para todos os que desejam compreender porque é que as pessoas acham difícil alterar o seu comportamento, porquê e como adquirem certos hábitos de saúde, que fatores as põem doentes ou as mantêm saudáveis e o que as ajuda a lidar com a dor ou a viver melhor com a doença crónica. Potenciar a saúde e o bem-estar das pessoas e das comunidades ou contribuir para melhorar o sistema de cuidados de saúde e as políticas de saúde pública, são outras áreas de ação relevantes para um Psicólogo da Saúde.
A Psicologia da Saúde é uma área da Psicologia em profunda expansão e com importante desenvolvimento científico e de inovação.
O Mestrado em Psicologia da Saúde do Ispa oferece ao futuro Psicólogo uma forte formação científica e especializada que o ajudam a compreender os desafios que atualmente se colocam à saúde e ao bem-estar das pessoas e das populações e a interagir com outros técnicos em diferentes contextos, nomeadamente contextos de saúde.
O corpo docente deste curso articula um sólido percurso académico e cientifico com uma vasta experiência prática em contextos de saúde. Este curso assegura aos estudantes uma formação científica de excelência, com a possibilidade de integração em projetos de investigação e a exposição a diferentes contextos de intervenção em Psicologia da Saúde.
O Mestrado combina a formação teórica com a prática e o estudo de casos e inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.
Objetivos do curso
- Familiarizar os estudantes com a dinâmica área da Psicologia da Saúde dotando-os de competências para trabalhar nos contextos de saúde de acordo com a legislação que regulamenta a carreira de Psicologia Clínica e da Saúde;
- Desenvolver o estudo psicológico de indivíduos e grupos populacionais para fins de prevenção e intervenção psicológica;
- Contribuir para a compreensão das bases ecológicas (biopsicossociais) da saúde e das doenças;
- Fomentar o conhecimento dos fatores socioculturais associados à saúde e doenças;
- Promover a implementação de modelos promotores e protetores da saúde;
- Fornecer as bases para o conhecimento dos diferentes modelos teóricos referidos à doença crónica, às situações agudas e à perda e ao luto;
- Desenvolver e reportar investigação independente;
- A aplicação de resultados da investigação à prática profissional;
- Aplicar e respeitar os códigos éticos e deontológicos.
Saídas profissionais
No mercado de trabalho, são exemplos de contextos de intervenção desta área:
- Hospitais, maternidades e Centros de Saúde
- Organizações de promoção de saúde pública
- Centros de reabilitação
- Investigação
- Exercício em consultório privado