Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Das pessoas em situação de sem-abrigo às minorias étnicas, passando pela realidade dos refugiados que chegam à Europa ou ainda as questões de género – o contexto da Psicologia Comunitária está muito presente no nosso quotidiano.
Os diferentes círculos comunitários nos quais a pessoa está inserida e a forma como estes são favoráveis ao seu desenvolvimento, bem-estar e integração, são as principais áreas de intervenção e investigação do Mestrado em Psicologia Comunitária. O plano curricular deste Mestrado promove uma alta especialização dos profissionais desta área, habilitando-os para o planeamento, intervenção e avaliação dos contextos comunitários.
Resultado da grande experiência do Ispa neste campo, o Mestrado em Psicologia Comunitária nasce da longa colaboração com diversas universidades europeias (Barcelona, Roma, Bolonha, Nápoles), articulando o conhecimento da realidade local com uma visão europeia e internacional.
Combinando formação teórica com a prática e o estudo de casos, o Mestrado inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.
Objetivos do Curso
- Sistematizar e formar um perfil profissional que dê respostas abrangentes a situações de exclusão;
- Contribuir para o aumento da diferenciação dos profissionais que procuram trabalhar nesta área, habilitando-os para o planeamento, a intervenção e a avaliação dos contextos comunitários de uma forma competente e especializada.
Saídas Profissionais
Intervir em contextos com grupos sociais em risco de exclusão, discriminação ou dificuldades de integração, como sejam: migrantes, minorias étnicas, população com doença mental, sem-abrigo.
- Municípios e/ou organismos da Administração local
- Entidades do setor social, Organizações Não Governamentais e IPSS
- Consultoria e Desenvolvimento Comunitário
- Planeamento de Projetos e Programas de Intervenção e Prevenção
- Investigação