Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Este Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (MPCS) dá continuidade à formação em Psicologia do 1º Ciclo, com uma formação avançada que confere as competências necessárias à futura integração profissional no mercado de trabalho e permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Simultaneamente, através de um conjunto alargado de opcionais, o/a estudante pode definir e personalizar o seu perfil de formação, adequando-o aos seus interesses.
O mestrado está ancorado na aquisição de conhecimentos de ponta na área da Psicologia Clínica e da Saúde, promove o contacto com a diversidade de orientações e contextos de atuação neste âmbito e apoia a clarificação de questões associadas ao desenvolvimento da identidade e postura do profissional desta área científica. Finalmente, o segundo ano dedicado ao Estágio e à Dissertação forma os futuros profissionais simultaneamente para uma prática informada pela investigação empírica e para competências de investigação e criação de conhecimento científico e técnico na área da Psicologia Clínica e da Saúde.
Objetivos
Adotando uma abordagem educativa centrada no/a estudante e na promoção das suas competências pessoais e profissionais, pretende-se desenvolver um leque vasto de conhecimentos e capacidades, tais como: competências de definição de objetivos, de avaliação psicológica e de intervenção psicológica; competências de comunicação e gerais (instrumentais, interpessoais e sistémicas) e de desenvolvimento de produtos ou inovações na área; e o estabelecimento de uma identidade profissional fundamentada.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Psicologia Clínica e da Saúde são detentores de uma formação científica e profissional especializada que permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses e os habilita para o exercício das funções de Psicólogo Clínico.
Com estas características, as saídas profissionais abrangem: Hospitais, Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde), Centros de Saúde Mental, Centros de Atendimento e Reabilitação de Toxicodependentes, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Serviços Comunitários com valência de Psicologia, Câmaras Municipais e Profissão Liberal.
Em conjunto com outros profissionais, os Psicólogos Clínicos participam da criação e implementação de políticas de prevenção da saúde nas populações e promoção de estilos de vida saudáveis e elaboração de programas de intervenção em Saúde e Psicologia Clínica.