Psicologia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | IUCS
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Central de Gandra, 1317 4585-116 Gandra PRD | Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Psicologia pode ser definida atualmente como uma disciplina científica que se dedica à investigação, à avaliação e à intervenção nos processos mentais (atividade mental) e nas suas manifestações comportamentais (comportamento). O seu contributo em termos de investigação/avaliação/intervenção tem vindo a ser alargado a sectores cada vez mais amplos da atividade humana em áreas tais como a saúde, educação, trabalho, desporto, publicidade, economia, ecologia, política e muitas outras.

A licenciatura em Psicologia procura oferecer uma introdução básica às competências dos psicólogos em diferentes contextos práticos de atuação, às principais teorias e técnicas em Psicologia e uma base para a investigação.

A obtenção do diploma de licenciado em Psicologia não conduz no entanto a nenhuma qualificação ocupacional em Psicologia nem fornece a competência necessária para prática independente em Psicologia; permite tão-somente a aquisição de conhecimentos básicos nesta área e a possibilidade do prosseguimento de estudos de mestrado, em qualquer instituição de ensino da Psicologia nacional ou europeia, com o objetivo do exercício da profissão de Psicólogo.

 

Objetivos

• O desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de compreensão nas áreas científicas e metodológicas da Psicologia.

•O saber aplicar conhecimentos integrando-os em modelos explicativos fazendo uma abordagem inicial a diferentes ferramentas de avaliação e intervenção na área da Psicologia.

•O desenvolvimento de competências de recolha, seleção e interpretação de informação que proporcionem uma fundamentação de decisões, juízos e soluções, incluindo os vários níveis de integração científicos, sociais e éticos.

•O desenvolvimento de competências de resolução de problemas, desde a definição do problema até à implementação de soluções.

•O desenvolvimento de estratégias de comunicação de informação, ideias, problemas e soluções tanto a públicos especializados como não especializados.

•A aquisição de competências de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente de uma forma auto-orientada e autónoma.

•A introdução aos diferentes contextos práticos de atuação/intervenção em Psicologia.