Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Jardim do Tabaco, nº34 1149-041 Lisboa Ver mapaApresentação do Curso
O envelhecimento da população e o aumento da longevidade criaram novas necessidades de formação para profissionais de várias áreas que, trabalhando com idosos, enfrentam novos desafios.
A prestação de cuidados às pessoas idosas é realizada por equipas multiprofissionais cujos membros necessitam do desenvolvimento de competências específicas, podendo também beneficiar de um contexto formativo comum.
Particularmente numa altura em que o envelhecimento demográfico constitui um desafio para a comunidade e para os técnicos de várias profissões, a Psicologia e os psicólogos desempenham papel central na construção de estratégias e programas de prestação de cuidados às pessoas idosas, que integrem as necessárias competências técnicas com as indispensáveis competências humanizadas, promotoras do bem-estar pessoal e familiar e da qualidade de vida dos destinatários.
A Pós-graduação em Psicogerontologia, organizada em parceria com a Associação Portuguesa de Psicogerontologia, é uma formação especializada orientada para a aplicabilidade e utilidade profissional dos seus conteúdos curriculares, na qual já participaram mais de 130 Alunos. Os 44 ECTS obtidos com o diploma de pós-graduação têm reconhecimento em instituições universitárias nacionais e internacionais para prosseguimento de estudos conducentes a grau académico.
Este diploma de pós-graduação constitui uma mais valia para o mercado de trabalho, nomeadamente para quem já trabalha ou pretende trabalhar com idosos em instituições e equipamento sociais tais como: lares, centros de dia, residências sénior, centros sociais e paroquiais, serviços de apoio domiciliário, unidades de cuidados continuados e centros comunitários de apoio ao idoso.
Objetivos do curso
- Aprofundar conhecimentos acerca da psicologia do envelhecimento;
- Aprofundar conhecimentos especializados que permitam a compreensão dos processos de envelhecimento normais e patológicos, numa perspetiva multidisciplinar;
- Desenvolver competências de avaliação, intervenção e reabilitação de pessoas idosas;
- Habilitar para a elaboração e implementação de projetos destinados aos idosos e suas famílias;
- Desenvolver competências de gestão de equipas, prevenção do stress ocupacional e gestão de equipamentos sociais.