Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Maximiano Aragão 3504 - 501 VISEU PORTUGAL Ver mapaCategorias
Curso Técnico SuperiorApresentação do Curso
O curso de Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo enquadra-se num novo tipo de formação superior de curta duração, correspondendo a uma oferta educativa de natureza profissional situada no nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Prevê-se que, pela sua natureza, concretize dois importantes objetivos: i) privilegiar uma rápida inserção dos diplomados no mercado de trabalho; ii) permitir o prosseguimento de estudos, mantendo-se numa ligação direta ao primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura).
O presente curso visa formar profissionais com competências técnico-artísticas capazes de dinamizar projetos de intervenção artística/cultural com funções diversas num contexto de produção, quer de forma autónoma, quer integrando equipas de trabalho pluridisciplinares. Assim sendo, o perfil formativo tem por base uma perspetiva interdisciplinar, coadunável com as exigências atuais do discurso nas artes do espetáculo, conferindo aos estudantes técnicas de análise e criação artística ajustadas ao trabalho em áreas diversificadas, que contemplem a aplicação de conceitos e práticas multidisciplinares. Para o efeito, pretende-se que o estudante seja capaz de planificar, conceber e realizar projetos valorizadores da ação performativa, legitimando as expetativas do mercado de trabalho, assim como a prossecução de estudos mais aturados em termos de investigação e teorização na área.
Saídas Profissionais
Prevê-se que o Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo venha a exercer funções profissionais em áreas de intervenção artístico/cultural, associadas a instituições/entidades cuja natureza de ação privilegie essas áreas.
Nesse sentido, potenciam-se diversas tipologias de instituições onde o Técnico Superior Profissional formado em Produção nas Artes do Espetáculo pode exercer as suas funções profissionais:
- Teatros;
- Museus;
- Associações Culturais, Sociais e Recreativas;
- Câmaras Municipais;
- Instituições de Solidariedade Social;
- Centros Sociais e Comunitários, etc..