Instituições de Ensino:
Apresentação do curso
O Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais está estruturado de forma a conferir aos alunos um maior aprofundamento de conhecimentos na área das Ciências Sociais, em particular da Sociologia, a que se associam ainda outras áreas do saber. A adequação ao processo de Bolonha consolida a componente teórica e metodológica, que se adapta igualmente à diversidade de áreas científicas que procuram este mestrado, direcionado para as Políticas Sociais.
Pensa-se, deste modo, responder melhor às necessidades e interesses dos alunos, que não são homogéneas, e contribuir para fomentar diferentes estratégias que os levem a adquirir capacidades de aprendizagem autónoma, quer na busca de soluções de ordem profissional, quer para uma leitura atualizada das novas realidades, tanto nos planos regional e nacional, como internacional.
Objetivos do Curso
Os objetivos de aprendizagem deste mestrado são, em primeiro lugar, aprofundar temas e conhecimentos adquiridos em sede de licenciatura. Em especial são relevadas as questões gerais de metodologia, desigualdades sociais, estruturas sociais e análise de políticas sociais, assim como as áreas de conhecimento referentes a cada uma das especialidades deste mestrado.
Pretende-se que os alunos se tornem aptos a produzir trabalho científico e técnico com autonomia, de forma a corresponderem aos objetivos de avaliação do curso e, ao mesmo tempo, para melhorarem as suas aptidões profissionais. Finalmente, pretende-se que eles adquiram competência para realizar de forma autónoma um trabalho científico ou técnico de grande folego, consubstanciado na dissertação, no que respeita ao curso, e em outros trabalhos do género, que lhes serão pedidos ao longo da sua vida profissional.
Saídas Profissionais
a) Cooperação internacional e agências de desenvolvimento;
b) Quadros e profissionais qualificados em ONG, Associações e Organizações nacionais e internacionais;
c) Quadros e profissionais qualificados das autarquias locais, funcionalismo público e do sector privado;
d) Funcionalismo Europeu e Internacional;
e) Profissionais educativos;
f) Profissionais de planeamento e recursos humanos
g) Investigação científica e participação em projetos de I&D.