Perturbações do Desenvolvimento e do Espetro do Autismo

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLeiria | ESSLei
ID:
PG
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Morro do Lena – Alto do Vieiro   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Esta Pós-Graduação visa desenvolver conhecimentos e competências no domínio das Perturbações do Neurodesenvolvimento no âmbito da avaliação e da intervenção.

A enorme exigência e responsabilidade inerente a esta área de intervenção exige dos profissionais um vasto conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam uma atuação especializada e de excelência. Assim, pretende-se criar uma oportunidade na formação técnico-científica nesta área de intervenção.

A formação destina-se a otimizar as competências na prática profissional de terapeutas, professores, educadores e/ou psicólogos que lhes permitam desenvolver e ampliar conhecimentos sobre as perturbações do desenvolvimento e do espectro do autismo.

Pretende-se possibilitar o contacto com os mais recentes instrumentos de avaliação e modelos de intervenção sustentados nas práticas baseadas na evidência. A metodologia de ensino/aprendizagem adotada visa desenvolver o raciocínio clínico dos estudantes numa perspetiva de trabalho colaborativo que sustente a capacidade de resolução de problemas.

Objetivos

Com base num modelo biopsicossocial, pretende-se que os formandos sejam capazes de utilizar ferramentas teórico-práticas avançadas e adequadas para um desempenho e prestação de cuidados de excelência ao indivíduo com perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.

O desenho curricular selecionado tem como objetivo o desenvolvimento de competências específicas de gestão clínica e educativa deste tipo de população, utilizando modelos de raciocínio compatíveis com a Classificação Internacional de Incapacidade e Saúde (CIF), através de um formato de ensino-aprendizagem multidisciplinar onde se conjuga o “estado da arte” com a inovação científica e a abordagem prática.

Pretende-se que no final, o estudante desenvolva ferramentas que permitam prestar cuidados de reabilitação/habilitação/educação aos clientes com perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo, contribuindo para a qualidade de vida dos indivíduos e dos seus cuidadores.

 

Valor Anual

Saiba mais aqui.