Periodontologia Clínica Internacional

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | IUEM
ID:
PG
CREDITOS:
8

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Pós-Graduação de Periodontologia Clínica Internacional do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) trata-se de uma formação intensiva especializada em Periodontologia.
Nos últimos anos, o contínuo aumento da exigência estética motivou o aparecimento de novas técnicas cirúrgicas, assim como de materiais e instrumentais altamente específicos. Atualmente, a estética rosa é considerada como determinante para o sucesso de reabilitação oral tanto no sector anterior como no posterior. Não menos relevante, é o papel que a mucosa aderida desempenha na função e manutenção tanto das peças dentárias como de implantes, sendo considerada pela evidência científica como determinante na longevidade dos tratamentos. Assim sendo, o manuseamento dos tecidos no ato cirúrgico adquire nos dias de hoje uma nova dimensão, na qual a utilização de instrumental adequado, o uso de ampliação, e a aplicação de técnicas menos invasivas são obrigatórias. A exigência e os riscos inerentes a este tipo de intervenções induzem o clínico a optar por técnicas mais previsíveis e com menor morbilidade, minimizando o risco e otimizando resultados, garantindo um processo contínuo e rápido de regeneração.
É de reconhecimento internacional a necessidade de formação especializada nesta área da medicina dentária, na medida em que tanto a evidência científica como a experiência clínica evidenciam que a aquisição de competências clínicas no âmbito da Periodontologia exige educação teórica e prática adicional, realizada após a conclusão da formação pré-graduada, a qual deverá cumprir requisitos e critérios específicos.
O programa de Pós-Graduação em Periodontologia do Instituto Universitário Egas Moniz visa assim, treinar e preparar o futuro pós-graduado em Periodontologia a efetuar um correto diagnóstico, prognóstico, planificação e execução das várias fases do tratamento periodontal, permitindo a resolução de casos complexos multidisciplinares, segundo as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas pela OMD.

 

Objetivos

  • Aprofundar os conhecimentos na área da Periodontologia;
  • Efetuar uma atualização dos últimos avanços nesta área;
  • Atualização da evidência científica mais recente relativamente aos temas em discussão;
  • Promover o contacto com um leque alargado de biomateriais;
  • Permitir o adestramento em diversas técnicas de cirúrgicas, através de práticas em modelos animais e práticas supervisionadas em doentes.